Escolas de samba cobram edital para obter repasse do Carnaval de Guará

Turismo espera aprovação de LOA na Câmara para liberar recursos; trâmite gera discussão sobre encaminhamento de verbas a quatro meses dos desfiles

Desfile da Embaixada do Morro, campeã em 2024; escolas esperam por edital (Foto: Arquivo Atos)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

Ainda faltam quatro meses para o Carnaval 2025, mas a festa de Momo já tem gerado polêmica em Guaratinguetá. A Oesg (Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá) e as agremiações seguem no aguardo da publicação do edital de chamamento público para a realização dos desfiles no próximo ano. A comunidade do samba cobra a publicação para que o repasse financeiro pode ser efetuado.

Somente após a liberação dos valores (R$ 75 mil para cada escola), as agremiações podem dar andamento às preparações para o desfile. O repasse se manteve no mesmo valor da última edição.

“O que nós precisamos, neste momento, é da publicação do edital de chamamento público que norteia o desfile das escolas. O edital contempla todas as etapas de desenvolvimento de Carnaval das agremiações. A cada etapa, a escola recebe um valor. Já sabemos que o valor é o mesmo do ano passado. Inclusive, toda a programação do Carnaval já foi nos mostrada, em uma reunião com prefeito eleito Junior Filippo (PSD) e o vice Bruno Santos (MDB)”, explicou o presidente da Oesg, Tiago Domingos.

De acordo com a secretaria de Turismo de Guará, a pasta já tem todos editais prontos, mas aguarda a aprovação da LOA (Lei Orçamentária Anual) na Câmara, para a publicação. “O próximo prefeito estará com toda documentação organizada, estará com prazos e editais, ou seja, quando assumir no dia 1 de janeiro, os procedimentos preliminares necessários no ano de 2024 já estarão à contento pra tanto”, frisou o secretário Mário Augusto Nunes, o Marinho.

O secretário reforçou ainda que a preocupação das escolas de sambas se deve ao ano eleitoral, período de transição e em decorrência de prazos, o que faz com que as agremiações não recebam suas verbas de forma antecipada.

“Tem de ultrapassar a burocracia para que as escolas possam cumprir suas etapas e receber em contrapartida seus valores financeiros. Com essa alteração e sequência de datas, as escolas não estarão recebendo boa parte do dinheiro em 2024, então, pode ser que haja repasse no mês de dezembro, e depois janeiro, fevereiro e março”, detalhou Marinho.

A Oesg destacou eventos como o Lançamento do Carnaval e Sorteio da Ordem dos Desfiles, que já foram realizados. O tradicional “Quadra de Ensaios” já segue acontecendo, conforme o cronograma. O próximo evento do calendário, será o lançamento dos sambas-enredo no dia 7 de dezembro, no Espaço Multiuso, no Centro. O desfile das escolas de samba deve acontecer, como de praxe, na terça-feira de Carnaval, no dia 4 de março de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *