Prefeituras da região intensificam campanhas de combate ao câncer de mama e colo de útero

Com apoio do Ministério da Saúde e Estado, secretarias de saúde incentivam realização de Papanicolau e mamografias durante o “Outubro Rosa”

Equipamento médico utilizado para exame de mamografia; região intensifica campanhas de combate (Foto: Divulgação PMC)

Andréa Moroni
RMVale

Outubro é o mês dedicado à prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Parcerias entre o Governo Federal, o Estado e cidades colocaram em prática uma série de ações de atendimento com foco na conscientização, com campanhas de conscientização e atendimentos ampliados.

Com o tem: “Mulher: seu corpo, sua vida”, o Ministério da Saúde lançou no último dia 1 a campanha Outubro Rosa 2024, ação que foca a prevenção às duas doenças. O órgão aponta que o Brasil registra mais de 73 mil novos casos por ano.

Já de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), 74 mil casos novos devem ser descobertos até 2025. Destes, boa parte deve ser registrada apenas no estado de São Paulo, onde são previstas 20.470 ocorrências de tumores malignos.

O Inca destaca que o câncer de mama é a variação mais frequente da doença em mulheres, após o câncer de pele. Relativamente raro antes dos 35 anos, este tipo de câncer tem uma incidência alta após esta idade e acentuada após os cinquenta anos.

Para evitar que esses números sigam como realidade entre as brasileiras, prefeituras da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) realizam ações e disponibilizando exames de prevenção à doença, como a mamografia (rotina recomendada para mulheres de 50 a 69 anos) e o auto exame.

Radiologista em Guaratinguetá, Dra. Ilda Caixeta afirmou que o autoexame é importante para a paciente se conhecer e se cuidar. “Mas ele não detecta o câncer em sua fase inicial. Por isso, a mamografia é de suma importância, pois ela detecta o câncer antes mesmo de ser palpável ou de causar alguma alteração visível na mama”.

A médica informou que, a partir de 40 anos, a mulher deve fazer mamografia anual. “Se houver história de câncer de mama ou de ovário na família, deve ser feita a partir dos 35 anos. O ultrassom não substitui a mamografia, ele é um complemento”, enfatizou a radiologista.

Quando descoberto no início, o câncer de mama tem chance de até 95 % de cura, segundo o Ministério da Saúde.

Já o câncer do colo do útero é o segundo tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo e a principal causa de morte entre mulheres por câncer. No Brasil, o ministério destaca que ele é o terceiro em incidência de tumor que mais afeta a população feminina. São 17 mil novos casos por ano, uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada cem mil mulheres.

A faxineira Tatiany Guimarães, 42 anos, moradora do bairro da Ponte Nova, em Lorena, contou que vai aproveitar o mês de conscientização para se cuidar. “A campanha e muito importante porque, às vezes, com a correria da vida, deixamos coisas importantes pra depois”.

Em Lorena, durante todo o mês, as unidades de saúde estão intensificando as ações de conscientização e prevenção, realizando consultas e solicitando exames se necessário. Na próxima sexta-feira (25), uma equipe multiprofissional formada por educadora em saúde, nutricionista e fisioterapeuta dará informações sobre prevenção e os fatores de risco do câncer de mama. O evento será realizado na praça Dr. Arnolfo Azevedo, no centro.

Guaratinguetá – A secretaria de Políticas para as Mulheres realiza um evento de conscientização sobre o câncer de mama, neste sábado (19), das 9h às 12h, na praça Conselheiro Rodrigues Alves. A auxiliar administrativa Priscila Fabiana de Araújo Santos, 44 anos, moradora do bairro Santa Luzia, em Guaratinguetá, fez o Papanicolau em setembro e agendou a mamografia para outubro, ambos na rede pública. “Eu acho a mamografia um exame rápido e prático. Causa um pequeno desconforto, mas nada exagerado. Eu levo muito a sério a realização desse exame porque vem aumentando muito o número de mulheres com câncer de mama”.

Aparecida – A secretaria de Saúde realiza a partir da próxima semana (entre os dias 22 e 29) palestras de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama nas ESF’s (Estratégias de Saúde da Família) dos bairros. Também são ofertados os exames preventivos (Papanicolau) e a mamografia.

Cachoeira Paulista – Na próxima terça-feira (22) a secretaria da Saúde realiza a Academia da Saúde, um “aulão” com café compartilhado para todas as mulheres. No sábado (26), a praça Prado Filho, no Centro será palco do Dia D da conscientização sobre câncer de mama e colo de útero. Durante o mês, em todas as ESF’s (Estratégias de Saúde da Família) realizaram campanha, com orientação, palestras, momentos de lazer e os exames preventivos.

Roseira – Todas as unidades de saúde do município estão realizando a coleta de exame preventivo e solicitações de mamografias. Também está sendo realizado atendimento exclusivo às mulheres em horário especial: terças e quintas-feiras, das 17h às 20h.

Pindamonhangaba – A secretaria de Saúde segue com os atendimentos normais nas unidades de saúde. É feito o agendamento de exames e coleta do exame preventivo. Segundo a pasta são disponibilizadas mil vagas por mês para mamografia, com média de 80% de comparecimento das mulheres.

Litoral Norte – Em Ubatuba, a secretaria de Saúde promoverá neste sábado (19) um mutirão de coleta do exame preventivo, que permite a detecção precoce do câncer no colo do útero. Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a coleta do exame das 14h às 20h.

Caraguatatuba – A secretaria de Saúde promove no sábado (19), das 8h às 17h, o Dia D, para coleta de Papanicolau e agendamentos de mamografia nas Unidades Básicas de Saúde.  Em parceria com o Governo de São Paulo, a cidade recebe, até o dia 26 de outubro, a Carreta da Mamografia, que ficará instalada no estacionamento da UPA Sul, no Perequê-Mirim, na rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 297.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, o horário é das 8h às 12h.

Piquete – A secretaria de Saúde da cidade realizou um mutirão de mamografias entre a última semana de setembro e o início de outubro, com o apoio da carreta de mamógrafo. No total, foram realizados mais de seiscentos exames de mamografia.

Os resultados já estão sendo avaliados, e as mulheres que receberam o atendimento serão encaminhadas para consulta clínica, conforme a necessidade.

As UBS’s (Unidades Básicas de Sáude) intensificaram a busca ativa de mulheres para a realização do exame Papanicolau, fundamental para a prevenção do câncer de colo de útero. As coletas estão sendo realizadas em horários estendidos, incluindo aos sábados, com o objetivo de aumentar o acesso e a adesão da população feminina à campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *