Shopping e hipermercado Shibata tem previsão de gerar até mil empregos em Cruzeiro
Com supermercado, lojas e praça de alimentação, espaço projeta atender consumidores do Sul de Minas, Vale do Paraíba e Sul Fluminense
Kassiane Ribeiro
Cruzeiro
A manhã desta quinta-feira (17) foi movimentada na cidade de Cruzeiro, durante a aguardada inauguração do shopping mall (centro comercial com variados segmentos) e hipermercado Shibata. Moradores fizeram fila para conhecer a unidade, que é a 31ª da rede, e será responsável pela criação de 280 empregos diretos e até mil indiretos.
Localizado na rua Dr. Othon Barcellos, no Centro da cidade, a estrutura de 3,7 mil m² teve o investimento total de aproximadamente R$ 45 milhões e conta com cinquenta espaços para locação. São duas lojas âncoras, que possuem mais de mil metros quadrados, e uma semi-âncora, de porte menor, entre quinhentos e novecentos metros quadrados. O prédio vai abrigar lojas, cinema, área para crianças e praça de alimentação.
Para o prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD), a expectativa de novos empregos e maior fluxo na economia abre espaço para novos recursos e projetos para a cidade. De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Cruzeiro apresentou um saldo positivo com a criação de 398 novos empregos durante o primeiro semestre de 2024. “Nós vamos atrair a região com esse empreendimento, vamos atender o Vale Histórico, parte do Sul de Minas e do Sul Fluminense. Isso é impactante, porque as pessoas que iam para Lorena e Guará vão vir consumir em Cruzeiro”.
A cerimônia de inauguração contou com representantes da Prefeitura e do Grupo Shibata, além de empreendedores locais, como Rui Moura, de 36 anos, empresário cruzeirense que assumiu a filial da barbearia MBK Barber And Kids. Ele contratou outros 17 funcionários da cidade e destacou que a estrutura garante conforto tanto aos trabalhadores quanto ao consumidor. “Aqui a gente tem um ambiente totalmente climatizado e muita segurança para os clientes, sem contar que aqui eles também podem ter acesso a outros serviços, como alimentação e vestuário. Isso mantém o cliente circulando”.
A pedagoga Vanessa Barbosa, de 41 anos, aproveitou a inauguração para um passeio pelas instalações. “Acho que esse shopping era a expectativa de todo o cruzeirense, e eu achei muito bom, superou minhas expectativas! Vou vir aqui direto”.
Ainda na cerimonia de inauguração do empreendimento, o prefeito entregou aos empresários responsáveis pela obra um termo aditivo de concessão, cedendo uma nova área, ao lado do hipermercado, de 15 mil m², onde será erguida a estrutura da segunda fase do centro comercial.
Segundo o diretor e sócio da rede, Fernando Shibata, será projetado para o próximo ano uma ampliação da área inicial, incluindo outras lojas e ambientações. “Temos hoje 100% do espaço ocupado, sem mais nenhuma vaga para comercializar. A expansão, com essa área adicional, é para colocar outras coisas que um shopping merece ter, como outros restaurantes, playground para crianças e outras lojas de moda”.
Eleito prefeito no último dia 6, Kleber Silveira (PL), que assumirá a administração a partir de 2025, comentou os planos de ampliação e o início das obras, estimado para o primeiro semestre do próximo ano. “Vamos trazer ainda mais empresas e âncoras grandes para a nossa cidade, queremos em breve já inaugurar essa nova área”.
Prédio – O hipermercado foi construído no antigo prédio da Agef (Armazéns Gerais Ferroviários), cedido pelo Governo Federal a Prefeitura em 2021. A planta de adaptação foi aprovada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), respeitando a arquitetura original e as características históricas da estrutura.