São Sebastião participa de teste de sistema federal de alerta para desastres

Ferramenta envia mensagens para celulares em área de risco; cidade praiana é a única do estado contemplada por projeto-piloto

Cerimônia de lançamento do projeto-piloto “Defesa Civil Alerta” (Foto: Divulgação GF)

Lucas Oliveira
São Sebastião

Lançado pelo Governo Federal nesta semana, o projeto-piloto do novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional contra desastres naturais será testado neste sábado (10), em São Sebastião. A ferramenta tecnológica é a principal aposta federal para evitar que a cidade praiana registre novas tragédias como a ocorrida no início do ano passado que matou 64 moradores.

Realizada na manhã da última quarta-feira (7), em Brasília, a cerimônia de lançamento do projeto-piloto “Defesa Civil Alerta” contou com as presenças do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, do secretário nacional de Telecomunicações, Hermano Tercius, e de diversas outras autoridades federais. Na ocasião, Goés revelou que São Sebastião será a única cidade paulista que participará do teste inicial da ferramenta, que ocorrerá também neste sábado em Angra dos Reis (RJ), Petrópolis (RJ), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Roca Sales (RS), Muçum (RS), Morretes (PR), União da Vitória (PR) e Indianópolis (MG).

Desenvolvido em parceria entre a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e quatro operadoras de telefonia, o sistema utilizará a rede de celular para emitir uma mensagem de alerta em texto e também com aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário. As mensagens serão encaminhadas a todos os celulares, com cobertura móvel 4G ou 5G, que estão na cidade em eminência de sofrer um desastre natural e seus municípios vizinhos. Segundo o Governo Federal, o dono do aparelho não necessitar realizar um cadastro prévio para receber a notificação, que terá seu conteúdo elaborado pelas Defesas Civis Municipais.

Além de revelar o período de duração do teste, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional ressaltou a importância da criação da ferramenta. “Estamos anunciando o início dos testes que acontecerão por um mês e depois poderemos anunciar o sistema, disponibilizando para todo o país de forma gradativa. É um sistema moderno, ágil, eficiente e utilizado por poucos países do mundo. Devemos nos valer de todas as possibilidades para preparar as pessoas a lidarem com os riscos físicos ou materiais”.

Segundo o Governo Federal, a cerimônia de início do teste em São Sebastião ocorrerá às 15h deste próximo sábado, no bairro Vila Sahy, que registrou a morte de 64 moradores em 18 de fevereiro do ano passado devido a um deslizamento de terra provocado por uma tempestade.

A expectativa federal é de que após a fase de testes, que será concluída no início de setembro, o Defesa Civil Alerta entre oficialmente em operação até o fim deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *