Política a conta-gotas

Sylvio Ballerini

Lorena em obras
Sem perder o ritmo das obras, o prefeito Sylvio Ballerini está fiscalizando de perto a realização da drenagem da Rua Marcílio Marton, no bairro Santo Antônio. Ao todo, estão sendo instalados mais de 60 metros de galerias, com um investimento de R$ 123 mil. De acordo com o pessoal de execução da Prefeitura, a meta do prefeito Sylvinho é prevenir o local das enchentes e alagamentos, que dificultam a vida da população. A previsão é que até setembro o serviço esteja concluído.

Sola de sapato
Em política, às vezes, os fins justificam os meios, porém, para vencer as eleições, todos estão de olho ‘nos meios’, inclusive nos críticos. Em Pinda, por exemplo, um ou dois personagens da Câmara, que ‘nunca fizeram’, têm utilizado as redes sociais para ‘alfinetar’ quem efetivamente ‘vem fazendo’. Qualquer semelhança com a saga de Magrão (denunciado no caso de propina) contra o prefeito Isael Domingues, talvez não seja mera coincidência. Dizem que o Vela do PT vem na mesma vibe. Em contrapartida, a dupla Ricardo Piorino e Rafael Goffi está seguindo o estilo ‘sola de sapato’ para impedi-los de avançar no que mais desejam: ‘tomar o poder’ em 6 de outubro!!!

Orçamento & política
O presidente da Câmara de Pindamonhangaba, Norberto Moraes, completou a devolução de R$2,230 milhões ao caixa da Prefeitura provenientes da economia do duodécimo – a fatia financeira do Legislativo no orçamento do município – do primeiro semestre. Norbertinho tem buscado equilíbrio entre a razoabilidade administrativa, harmonia entre os poderes e políticas de relacionamento – com os parlamentares, moradores e o Executivo.

“Pior a emenda que o…
…soneto” tal como a frase do poema, o drama dos dois opositores na Câmara de Pinda. Um, talvez ‘com bala’ para se manter no Legislativo, porém, insuficiente para chegar ao Executivo. Outro, mais enrolado que ‘fumo de rolo’, mesmo que desfile na passarela eleitoral e saia bem nas urnas, com as broncas que vêm respondendo, provavelmente não tenha saúde jurídica para sentar na cadeira.

Nas entrelinhas
A pesquisa Band desta semana, divulgando as tendências eleitorais em Lorena, mostrou que 52% de indecisos na espontânea podem ser o universo de quem deve decidir a disputa na Prefeitura. Outro dado a considerarem, se Fábio Marcondes, em suas próprias ‘amostragens’ anteriores – segundo sua própria patuleia – tinha o conforto de mais de 30% de vantagem do atual prefeito Sylvio Ballerini, tudo indica que a 70 dias das eleições ele caiu para apenas 5,2% na preferência. Ou seus votos foram para o universo dos indecisos, ou migraram para Sylvinho.

Guerra dos sexos
Rola pelos corredores da municipalidade de Lorena, que entre os filiados do Podemos, partido da base governista, a competição entre a representação feminina versus a masculina está rendendo até apostas. Há quem diga que se a sigla fizer apenas duas cadeiras, Elida Vieira e Lucia da Saúde eliminam Adilson Sampaio e Vandinho – caso os dois vereadores tenham mais votos que os demais, é claro. Como em política surpresas não faltam, quem viver, verá…

Jogando a toalha
Comenta-se entre os bem informados de Guaratinguetá, em especial os mais tradicionais do ninho tucano, que a convenção do PSDB no dia 3 de agosto já está esquematizada para virar o disco a favor do palanque de Junior Filippo. Parece que a história da candidatura do ex-prefeito Francisco Carlos, já foi considerada ‘natimorta’ desde o início da pré-campanha e, por tratar apenas de um ‘balão de ensaio’ de três ou quatro saudosistas, não empolgou a torcida, quer dizer, nem candidatos a vereador…

Leitura fina
Rolou pelos balcões mais politizados de Guaratinguetá que se depender dos pré-candidatos a vice-prefeito apresentados nas últimas convenções, nenhum dos prefeitos ganha a eleição. Segundo avaliação do mercado político, que pese os ‘puxa-sacos’, têm para todos os gostos: o que pensa estar disputando uma gincana escolar e outro capaz de rifar amigo de primeira hora por conta do poder. Ah! Tem também o que tem crise de identidade: “que rei sou eu?” – na verdade mais pra ‘rei momo’ que para…

A vida é feita de…
…escolhas! O mercado político de Guaratinguetá teve mais uma convicção esta semana, que Miguel Sampaio é um dos raros políticos de palavra da cidade. Sem ferir seu compromisso com a administração Marcus Soliva, ele participou da convenção de Dani Dias e expressou seu apoio, com direito ao melhor discurso do evento: “você (Dani) vai enfrentar 5 homens, não tenha medo, a população está com você”!

Renovação de votos
Em temporada de convenções partidárias, o grupo do prefeito Rômulo Kazimierz, também se prepara para oficializar os candidatos para as eleições. Rominho e seu vice, Cristian, seguem para reeleição em Piquete acompanhados de 90 postulantes à Câmara, divididos em nove partidos. A expectativa é que um grande público participe da festa, neste sábado, em apoio à conquista de mais um mandato da dupla responsável pela transformação da cidade.

Melhor de cinco
A 70 dias das eleições, os eleitores de Cachoeira já vislumbram as opções de votos para o futuro comando da cidade. Enquanto a família Vieira acerta partidos e nomes para prefeito, vice e Legislativo, Aurélio Hummel segue em campanha e Breno Anaya continua sua pré-campanha com a Motolândia na garupa. Mineiro faz suspense para anunciar o vice, mas já está com chapa de vereadores formada. Enquanto Fernando Hummel não decide, Dimas Satim acerta com Julius Cesar para vice – ambos no PRTB – e anuncia a convenção para o dia 1º de agosto.

Sem conexão
Circula em Cachoeira Paulista que se depender da ‘boa vontade’ dos vereadores, a cidade será excluída do programa do governo do Estado em internet 5G aos municípios paulistas. O projeto, que tramita na Câmara desde que Mineiro pagava as contas na Prefeitura, está levando um ‘empurrômetro’ na pauta de votação, já que os parlamentares estão preocupados apenas com o ‘pão no$$o de cada dia’.

Definindo escalação do time
A semana será decisiva para o palanque eleitoral de Carlinhos do Posto, em Silveiras. A missão é avaliar a melhor forma de acertar o vice, sem espalhar a roda, nem tampouco esfriar o ânimo dos apoiadores. Disseram que Sidnei Ferreira e Pedro Paulo estão na lista dos prováveis, juntamente com João Loló e uma mulher devidamente filiada, cuja identidade está sendo preservada. Com a palavra, o prefeito Guilherme Carvalho com seus 80% de aprovação popular…

Academia de Letras
Poderia até chamar de “academia de letras”, mas não é. Trata-se da temporada de convenções partidárias em Cruzeiro e sua ‘sopa de letrinhas’ que denominam os partidos e que está movimentando a política nestes dias. A propósito, a oficialização de Diego Miranda como candidato a prefeito pelo Novo foi nesta sexta. No sábado, com destaque a Miranda, PRTB, Avante, PRD, Agir e Solidariedade decidiram fechar aliança com ele, e Juarez Juvêncio como vice. Uma verdadeira ‘sopa de letrinhas’!!!

Lobo solitário
Ainda sobre convenções em Cruzeiro, o vereador Fafá valida seu nome pelo PDT e Rede. Para garantir público no lançamento, a família deve comparecer em peso para apoiar o evento.

Grito de guerra
Kleber e Zé Rogério reúnem neste sábado (27) os parceiros de urnas para convenção geral dos partidos. Cerca de 10 siglas compõem o palanque da sucessão à Prefeitura de Cruzeiro. Pelo que se ouviu, Thales Gabriel investiu meses de articulação para reunir perto de 150 candidatos a vereador, os melhores e mais habilitados para ‘puxar o cordão’ nesta temporada de caça aos votos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *