Com emenda de R$ 500 mil, Guará inicia obras da nova ESF dos Pilões

População do bairro rural, que atualmente conta com estrutura reduzida, tem escola desativada transformada em unidade de saúde

Atendimento de saúde; obras no local têm expectativa de duração de quatro meses (Foto: Reprodução)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá anunciou o começo das obras para a nova ESF (Estratégia de Saúde da Família) do bairro dos Pilões, que fica na zona rural. A unidade de saúde já era aguardada pelos moradores, que atualmente, são atendidos em um local pequeno no bairro ligado à ESF do São Manoel.

As obras de adequação do local têm a expectativa de duração de quatro meses. O novo aparelho de saúde será instalado em uma escola desativada do bairro e as obras devem ser realizadas em um curto prazo. Uma emenda parlamentar, articulada pelo vereador Márcio Almeida (PL), no valor de R$ 500 mil, será utilizada para a adaptação.

Em entrevista à reportagem do Jornal Atos, a secretária de Saúde de Guaratinguetá, Maristela Macedo, explicou que no momento em que a escola municipal Antônio Vieira Filho foi desativada, ao final do ano letivo de 2020, a Educação ofereceu o espaço à Saúde e que a partir daí era necessária uma verba de emenda destinada ao projeto, já que na Saúde as verbas são apenas de custeio. “É uma obra de adequação física de uma escola, então, ela não é uma obra de construção, por isso ela é mais rápida. A obra já deve começar na semana que vem. Uma obra esperada pela população dos Pilões, tanto quanto pra nós”, relatou a secretária, que destacou ainda que o projeto já estava a pronto e apenas aguardava a conquista da emenda parlamentar para o investimento.

Ainda de acordo com Maristela, os profissionais que trabalharão no local, são os mesmos que atuam na ESF do São Manoel. “Já é uma estrutura que está montada, o que a gente precisava mesmo era fazer a adequação física de um local um pouco melhor, mais amplo do que a gente tem hoje, que é muito pequeno”, frisou a responsável pela pasta, que contou que atualmente o local de atendimento é ligado à igreja do bairro.

Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a secretaria da Educação reforçou que a escola municipal Antônio Vieira Filho, cedida para ser transformada em nova ESF, foi desativada no final de 2020 e no início do ano letivo de 2021, os apenas 25 alunos da unidade, que abrangia do infantil ao quinto ano do fundamental, foram transferidos para a escola Ana Fausta de Moraes, no bairro Jardim Aeroporto, e que a mudança foi consultada com os pais à época com foco em uma melhor qualidade de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *