Com aporte do Estado, Guará inaugura Receptivo Turístico e Túnel que dá acesso ao Centro Histórico

Obras financiadas pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias prometem fortalecer turismo na cidade; projeto orçado em quase R$ 2,8 milhões

Cerimônia de inauguração do espaço com a presença de autoridades (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá inaugurou na última quarta-feira (3) duas obras de infraestrutura turística: o Receptivo Turístico “José Aluísio Soares Vieira – Zé B” e o Túnel “Nicolau Bazzarelli”, que dá acesso ao Centro Histórico. As duas as obras foram realizadas com recursos do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) do Governo do Estado.

A expectativa é de que as obras devem garantir mais mobilidade e acolhimento aos visitantes que chegam à cidade. O valor do repasse do Dadetur para a realização das obras foi de R$ 2.784.777,65.

O receptivo tem capacidade para vinte ônibus simultaneamente, com o objetivo, segundo a Prefeitura, de destravar o trânsito nas proximidades da Matriz de Santo Antônio. Para receber turistas, além dos serviços primários, o local conta com estrutura para implantação de lojas, praça de alimentação, banheiros.

Além do receptivo, os visitantes que passam pelo local podem acessar o Centro por meio do túnel, chegando até a praça Condessa de Frontin, a Praça da Estação.

O evento de inauguração reuniu autoridades, como o prefeito Marcus Soliva (PL), o vice-prefeito Régis Yasumura (PL), o presidente da Câmara, Pedro Sannini (PL), o secretário de Turismo de Guará, Mario Augusto Nunes, o Marinho e o secretário Estadual de Turismo, Roberto de Lucena.

Marinho destacou que a inauguração das obras é um “divisor de águas” para a cidade. “Sabemos que o grande fluxo vem de Aparecida e com o receptivo turístico temos a centralização da chegada dessa excursão e das excursões dos ônibus. É a profissionalização do receptivo, é a chegada por um único local, onde o visitante vai contemplar Estação Ferroviária, rua Doutor Martiniano, Mercado Municipal, Museu Conselheiro Rodrigues Alves, Matriz de Santo Antônio, Museu e Casa de Frei Galvão, ou seja, um espaço único, próprio, e adequado ao turista. A gente sabe que o turismo é um pilar de sustentação econômica para o município e para o mundo”, frisou.

Em entrevista coletiva, Lucena salientou a funcionalidade do Dadetur para o estado de São Paulo. “O Estado tem uma política totalmente diferente de outros estados da federação. Ele (São Paulo) repassa recursos do seu tesouro para os municípios turísticos com objetivo de desenvolver e fomentar a infraestrutura turística do município. Com isso, o Estado procura ajudar a administração municipal a tornar a cidade melhor pra quem mora no município”, explicou o secretário estadual. “O entendimento do Estado é de que o Município sendo bom pra quem mora nele, é bom para o turista também”.

O pátio para estacionamento dos ônibus já está em funcionamento com equipe de zeladoria. Já a logística de trabalho no receptivo segue sendo alinhada com os guias turísticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *