Cidades ampliam público-alvo de vacinação contra a dengue

Caraguá, Cruzeiro, Guará, Lorena, Pinda e Silveiras começam a vacinar moradores de 12 a 14 anos; imunizante reduz em 87% o risco de internação pela doença

Ações de prevenção contra a dengue em SP; cidades da região recebem imunizantes da Qdenga (Foto: Reprodução GESP)

Lucas Oliveira
RMVale

Em epidemia de dengue, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Lorena e Pindamonhangaba ampliaram nesta semana o público-alvo da campanha de vacinação contra a doença. Disponibilizados pelo Ministério da Saúde, os imunizantes estão liberados nas três cidades para a aplicação em moradores de 10 a 14 anos. Cruzeiro e Silveiras também atendem.

Contemplada com 2.685 doses da vacina Qdenga último dia 3, a Prefeitura de Pinda iniciou nesta terça-feira (14) a imunização de moradores de 12 a 14 anos. Disponível em UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) e ESF´s (Estratégias de Saúde da Família), a vacinação está liberada apenas para as crianças e adolescentes que não tiveram dengue nos últimos seis meses e que não estão com suspeita da doença. Além da presença do responsável legal, é necessária a apresentação do RG, do cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e da carteira de vacinação do menor de idade.

Na tentativa de incentivar a adesão à campanha de imunização, a Prefeitura publicou uma nota em seu site na tarde da última segunda-feira (13) que ressalta que a vacina reduz em até 60% os sintomas da doença e em até 87% os riscos de hospitalização.  O texto revela ainda uma baixa adesão na primeira etapa da campanha, iniciada no último dia 7 e que até a última segunda-feira contemplava apenas crianças de 10 e 11 anos. No período, apenas 196 moradores foram vacinados, o que corresponde a 9,76% do público-alvo da ação.

Segundo o mais recente boletim divulgado pela secretaria de Saúde, Pinda registra a preocupante marca de 11.821 casos de dengue e 13 mortes em decorrência da doença. Os pontos com maior incidência de casos de contaminação são o distrito de Moreira César e os bairros Araretama, Ipê, Liberdade, Liberdade, Mantiqueira, Vila Rica e Vila São Benedito.

Além de Pinda, Guará também iniciou nesta terça-feira a vacinação de moradores de 12 a 14 anos. Contemplado com 1,7 mil doses da Qdenga no início deste mês, o Munícipio oferece a aplicação do imunizante em todas suas ESF´s e UBS´s.

Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a Prefeitura não informou o número de moradores de 10 a 11 anos vacinados na primeira fase da campanha de imunização, iniciada no último dia 8. Em contrapartida, o Município revelou que contabiliza neste ano 4.420 casos de dengue e uma morte em decorrência da doença.

Em Caraguá, a ampliação do público-alvo da campanha de vacinação ocorreu na última segunda-feira. Ao contrário de Guará e Pinda, o agendamento para o procedimento na cidade praiana é realizado apenas pela internet, no caso pelo aplicativo denominado 156. Os responsáveis pela criança ou adolescente precisam solicitar o serviço e enviar os dados através da ferramenta virtual. Em nota, a Prefeitura informou que até o momento foram feitos 536 agendamentos.

Segundo o Executivo, a cidade recebeu no começo deste mês 2.321 doses da Qdenga, porém o número é insuficiente para a imunização completa do público-alvo da campanha, que é de 8.509 crianças e adolescentes. A expectativa municipal é de que uma nova remessa de doses seja recebida em breve.

A cidade praiana contabiliza neste ano 4.241 casos de dengue e uma morte em decorrência da doença. As mais recentes ADL´s (Análises de Densidade Larvária) apontam que os locais com maior incidência de criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, são os bairros Indaiá, Massaguaçu, Perequê-Mirim e Travessão.

Outros municípios que anunciaram a ampliação são Lorena, que tem vacinação realizada desde a última quinta-feira (9), em todas as unidades de saúde; Cruzeiro, onde o atendimento foi iniciado na última sexta-feira (10), na UBS Centro de Saúde e é feito de segunda a sexta das 7h às 17h e aos sábados das 8h às 13h; e Silveiras, que vacina nos mesmos horários de Cruzeiro, em todas as unidades de ESF’s (Estratégias Saúde da Família).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *