Pinda e MRS avançam em construção de viaduto estratégico para plano de mobilidade

Proposta com nova estrutura é ligar avenida ao bairro Feital; obra é prevista em acordo firmado entre concessionária e o Governo Federal

Reunião sobre a construção do viaduto, que ligará a nova Avenida Estrutural ao bairro do Feital (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Oliveira
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba destacou, na última terça-feira (31), o avanço nas tratativas com a MRS Logística, concessionária que administra a malha ferroviária paulista, para a construção de um viaduto estratégico. A obra é considerada pelo Executivo como essencial para facilitar o acesso à futura Avenida Estrutural, que a partir do ano que vem ligará o distrito de Moreira Cesar à região leste da cidade.

Em nota oficial, a Prefeitura informou que seus representantes e os da MRS participaram de uma reunião na última semana para discutirem os detalhes do projeto de construção do viaduto que ligará o bairro Feital à avenida Estrutural, que interligará a rodovia Abel Fabrício Dias (SP-62) à avenida Buriti no Feital. Além da secretária de Obras e Planejamento Urbano, Marcela Franco, e do diretor de Infraestrutura da pasta, André Forgati, o encontro contou com as presenças do gerente de Relações Institucionais da MRS, Daniel Martins, e do gerente de Implantação de Projetos Infraestrutura da concessionária, Vinicius Barichello. “Realizamos periodicamente essas reuniões do grupo de trabalho com o objetivo de otimizar essa importante obra de infraestrutura e melhoria para a mobilidade urbana”, explicou Marcela Franco.

A Prefeitura revelou em nota que foi definido que a MRS anunciará em breve a data de início da obra. A construção do viaduto é prevista pelo contrato firmado entre a empresa e o Governo Federal em julho de 2022, que garantiu a renovação do período de concessão da malha ferroviária da região Sudeste para até 2052.  O acordo celebrado entre a União e a empresa estabelece que a obra seja concluída até julho do ano que vem. O valor do investimento e a construtora que será responsável pelo serviço também serão anunciados em breve pela concessionária.

Enquanto a Prefeitura aguarda a MRS iniciar a implantação do viaduto, a construção da avenida Estrutural segue em andamento. Iniciada em 16 de janeiro, a obra orçada em R$ 20,7 milhões busca contribuir com o setor da mobilidade urbana e viabilizar a expansão comercial e industrial da região do Distrito-Zona Leste. Projetada para facilitar o escoamento dos produtos produzidos na cidade e na região, a via é considerada pelo Executivo como mais um atrativo para a instalação de novos empreendimentos comerciais, industriais e residenciais no município.

Prevista para ser concluída até o fim de junho do ano que vem, a primeira fase de construção da Avenida Estrutural, que contará com uma extensão de 2,5 quilômetros, consiste nas implantações de duas pistas com canteiro central, duas rotatórias, calçada e ciclovia. Para viabilizar a execução das duas últimas fases da megaobra, que resultarão na ligação entre a nova via e a rodovia Presidente Dutra, o prefeito, Isael Domingues (PL), vem mantendo tratativas junto aos governos do Estado e Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *