Potim quer regularizar sete núcleos pelo programa Cidade Legal

Moradores da Chácara Tropical recebem documentação definitiva do Governo do Estado sobre projeto habitacional

Evento de entrega das escrituras do bairro Chácara Tropical pelo programa Cidade Legal (Foto: Reprodução PMP)

Andréa Moroni
Potim

A Prefeitura de Potim está trabalhando junto à secretaria estadual de Habitação para regularização de pelo menos sete bairros pelo programa Cidade Legal. Na semana passada, foram contempladas 734 moradias da Chácara Tropical.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano de Potim, Hiancen Vieira Teixeira dos Santos, a cidade tem sete bairros na lista, mas a expectativa é entregar mais dois núcleos em 2024. “Temos a expectativa que entregar ainda para este ano, João Nogueira e Rua Itália, que estão em tramites com o Cartório de Registro de Imóveis de Aparecida”.

Outras localidades são Morada dos Marques, Ricardo Naldi, Vila Olivia, Cesar Vieira e Joseph Diab Kichife.

Os investimentos estaduais nas ações somam R$ 2,8 milhões. A equipe do Cidade Legal apoiou tecnicamente todo o processo legal e burocrático para a emissão dos títulos de propriedade dos loteamentos, por meio de consultoria da equipe técnica especializada da secretaria.

Segundo o convênio com a Prefeitura de Potim, foram feitos trabalhos de busca documental, relatório preliminar, análise e diagnóstico, plano de regularização, levantamentos topográficos, projeto urbanístico de regularização e estudo ambiental, e apresentação da documentação das áreas ao cartório.

Com os imóveis regularizados, os moradores passam a ser legalmente proprietários de seus imóveis, antes em situação irregular. Além de garantir segurança jurídica, as famílias de baixa renda contam com outros benefícios, como o acesso ao mercado formal de crédito, a possibilidade de comercialização da propriedade e a transferência do bem para filhos ou herdeiros.

Cidade Legal – O programa acelera e desburocratiza o processo de regularização fundiária, sem custo aos municípios e aos moradores. As prefeituras recebem apoio técnico para a regularização de parcelamento do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana. A iniciativa também oferece assessoria para intermediar o registro dos projetos de regularização fundiária urbana nos cartórios de imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *