Lorena projeta finalizar macrodrenagem do Rio Mandi até dia 15

Ação contra enchentes na Vila Nunes está na fase final, com troca de aduelas na Targino Vilela Nunes

Obra de implantação de aduelas; serviço visa prevenir enchentes e alagamentos no local (Foto: Reprodução PML)

Andréa Moroni
Lorena

A Prefeitura de Lorena espera finalizar até o próximo dia 15 a obra para a implantação de aduelas (peças pré-moldadas de concreto) no final da avenida Targino Vilela Nunes. O trabalho faz parte da macrodrenagem na bacia do Rio Mandi, do bairro da Vila Nunes.

Segundo a secretária de Obras e Planejamento Urbano, Rosana Reis o contrato era de 18 meses, mas a entrega atrasou devido às chuvas no início do ano. “A Cetesb demorou oito meses para nos dar a autorização. Nossa intenção era começar na época de seca, mas tivemos que aguardar a liberação”.

A obra inclui também a construção de um muro de contenção nas duas margens do rio. O investimento municipal é de R$ 1,634 milhão e uma empresa atua desde 9 de outubro do ano passado na implantação das aduelas.

Rosana destacou que o serviço de modernização era necessário porque a tubulação antiga não era mais suficiente. “A tubulação antiga passou a ser insuficiente, pois com a urbanização ela perdeu sua capacidade hídrica de escoamento, ou seja, estava trabalhando em seu regime crítico, portanto não dava tempo de a vazão ser escoada adequadamente. Além disso, a força das águas que percorrem o município é grande e leva consigo resíduos sólidos, que facilmente entupiam a abertura da antiga tubulação, fazendo o nível do canal aumentar e ultrapassar seu limite, inundando os bairros próximos”.

No projeto de macrodrenagem está incluso a construção de um muro de contenção na rua Carlino Luiz dos Santos, no bairro Santa Edwiges, em torno das duas margens do Rio Mandi. O objetivo é evitar possíveis enchentes e alagamentos no local. O muro terá cerca de 1,5 metro de altura e irá abranger todo o trecho do rio no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *