Política a conta-gotas

A fila anda

Zé Louquinho

A 113 semanas das eleições, ‘novos e já conhecidos’ postulantes ao Executivo de Aparecida começam a surgir no cenário, principalmente com a turbulência do atual governo municipal. Entre os vereadores, ouve-se que Juninho Corpo Seco é o mais provável a lançar candidatura majoritária. No entorno da Praça São Benedito, fala-se que João Vicente vem novamente com força total. Bem comentadas, na Pizzaria do Augusto, são as tratativas entre o Zé Louquinho com Celso Alves. Mesmo com ameaça de ter sua candidatura à reeleição impugnada pela Justiça, Piriquito diz que ‘ninguém’ tira sua reeleição.

 

Seguindo a Rota
Enquanto não se define a concorrência pela disputa da cadeira mais cobiçada de Guaratinguetá, o prefeiturável Junior Filippo (PSD) segue, literalmente, na Rota que traçou para ‘vender seu peixe’ aos eleitores da periferia. Dizem que a conversa é boa e o abraço, como sempre, fatal. Se é fato que quem chega primeiro na ‘mina’ bebe água fresca, o Coronelzinho está rindo à toa porque o ‘Jaspion’, embora esteja em campanha há sete anos, ainda não chegou lá…

 

Evidências
Comenta-se que é público e notório para classe pensante de Guará que Miguel Sampaio e Dani Dias estão cada vez mais próximos de compor uma aliança majoritária rumo à Prefeitura. Pelo que se ouve em tom crescente, discute-se o apoio ou não de Regis Yasumura, uma vez que uma vaga no Legislativo e a proposta de “talvez” uma secretaria no futuro governo pode ser convincente e menos oneroso.

 

E agora! De onde virá
…a grana? Corre na boca pequena de Cachoeira Paulista que os recursos para patrocinar candidaturas ao Legislativo deverão ser escassos. A dedução é simples: Edson Mota estará com os investimentos seletivos – principalmente se não conseguir ser candidato; Antonio Mineiro mais seguro que nunca; Fabiano Vieira, se for candidato, virá de bolso fechado; Aurélio da Farmácia totalmente Durango kid; Torrada receoso em gastar a grana da aposentadoria e, entre outros, Fernando Hummel, cujo dinheiro é como ‘cabeça de bacalhau’, todos sabem que tem, mas ninguém vê…

 

Céu de brigadeiro

Isael Domingues

Sob a batuta de Ricardo Piorino, a Prefeitura de Pindamonhangaba segue em pleno funcionamento enquanto Dr. Isael Domingues representa o município com suas ações e práticas sustentáveis e viáveis aplicadas para a mobilidade urbana, na Cúpula das Cidades das Américas. E quando o assunto é eleição 2024, a movimentação fica por conta dos postulantes ao futuro Legislativo, uma vez que para disputa à Prefeitura, ninguém da oposição tem se empolgado explicitamente…

 

 

Contra fatos…
…não há argumentos – O desenvolvimento econômico, somado a estabilidade da administração pública (made-in-Dr. Isael) atraiu cerca de 27 mil inscritos ao concurso da Prefeitura de Pindamonhangaba, realizado no último final de semana. Para o prefeito é mais uma prova que mesmo enfrentando ventos contrários de vereadores em seu primeiro mandato e opositores vorazes neste atual período, ele e sua equipe trilham no caminho certo do ponto de vista administrativo, inclusive com reconhecimento internacional. Ah! Os politiqueiros do Mercadão chegaram até ironizar: “até a oposição sonha com uma vaga no governo municipal”…

 

Tendência
Atualizações sobre a performance do vice Ricardo Piorino, agora como pré-candidato a prefeito, dão conta que se depender dele, a vantagem de estar posicionado 50% acima da soma geral dos concorrentes (segundo as pesquisas sérias que têm rolado em Pindamonhangaba), a onda eleitoral não vai abaixar. Apostadores dos quatro cantos do município e também da zona rural, jogam com o palpite que Piorino deve ampliar a vantagem, ainda mais com a informação que o Dr. Isael Domingues vai entrar de corpo e alma com ele na campanha que se aproxima…

 

De onde não se espera…
Com a vantagem do bom desempenho da máquina administrativa, o diretor do Saae, Kleber Silveira, melhora sua performance nas prévias eleitorais de Cruzeiro. Porém, ‘um perigo’ – a parte dos três patetas da Câmara – começa atrair o interesses da burguesia. Trata-se de Paulo Vieira, que após ter acesso dificultado na Rádio Mantiqueira, prepara a estreia de um novo programa na RC Vale, em parceria com Sandro Filipe. Disseram que tem gente na oposição se preparando para apoiar e investir numa eventual candidatura do homem das faculdades. Pelo menos esse é o comentário que tomou conta das rodas políticas no último feriado…

 

Costura fina
E falando em política, o Ewerson da Banca ‘pensou em voz alta’, para um grupo de amigos, que três candidatos o convidaram pra ser vice-prefeito! Kléber não foi, Diego provavelmente foi… Mas e os outros dois? Aí fica o mistério no ar! Quem serão esses candidatos misteriosos? A política tá fervendo e a gente só quer saber quem vai levar essa!

 

Baixa estima
Rola pela periferia política de Cruzeiro que tem pré-candidatos – leia-se também candidatas – ao futuro Legislativo causando horrores em alguns veteranos da Casa de Leis! Observaram que Larissa Análio colocou o pé na campanha dizendo que se o partido mantiver uma vaga na próxima Câmara, será dela. E por essas e outras disseram que alguns edis andaram ligando para o prefeito reclamando da situação. A ideia é que ele tire o pé do acelerador dessa ‘moçada’!

 

Pão e circo

Sylvio Ballerini

Assustados com a repercussão das crescentes festas promovidas pela Cultura de Lorena – leia-se Sylvinho Ballerini – a patuleia (que critica quando não faz e ‘bota defeito quando faz’) já enquadrou as ações culturais no velho jargão da política do ‘pão e circo’. Numa boa, o prefeito acrescentou as palavras “obras, pavimentações, atendimento público, saúde, educação, zeladoria, investimentos e muitas festas” na sequência do “pão e circo”. Está dado o recado…

 

Mensagem cifrada
Para os bons entendedores da política lorenense: “Bruno Lorena – leia-se Vaguinho – fugindo do plenário, na última sessão de Câmara, para não votar contra as contas do ex-prefeito Fabio Marcondes”! Para quem entende, um pingo é letra…

 

Oito X seis – três
Como previsto, Vanessa Andrea e Elcio Vieira Jr. se encontraram na tribuna da Câmara de Lorena na última quarta-feira, na defesa e ataque da aprovação das contas do ex-prefeito Fabio Marcondes. Mais que o resultado de oito votos favoráveis, decididamente essa votação – idêntica a das contas passadas – vem como aval para Marcondes desfilar na passarela eleitoral do ano que vem. O clima que ficou dos governistas mais nebulosos foram as faltas ‘misteriosas’ dos edis Lúcia da Saúde, Adilson Sampaio e Bruno Lorena, que supostamente seriam contrários a aprovação.

 

Encontros e acertos
Na semana que antecedeu a votação das contas do ex-prefeito de Lorena – referentes a 2020 e que fecham seus dois mandatos, a especulação política registrou encontros inusitados, como o de Fabio Marcondes com o presidente da Câmara, Fabio Longuinho, e a vereadora Vanessa Andrea, com participação presencial de Marietta Bartelega e do advogado Dr. Adriano. Ouviu-se nos bastidores que nesta oportunidade já começaram a ‘tecer a colcha de retalhos’ dos eventuais partidos que poderão estar no palanque da oposição a reeleição de Sylvio Ballerini.

 

Naufrágio
Parece que o ‘homem que balança o barco’ – pra ninguém se firmar – no entorno do gabinete da Capitão Messias, ficou feito ‘cachorro quando cai do caminhão de mudança’, após ver sua estratégia em trazer a provável ‘Centroavante’ da próxima eleição para o time dos Ballerini’s, naufragar. Disseram que seu desespero diante ‘das faltas inesperadas’ na votação das contas de Marcondes e, com a publicidade dos encontros anteriores, estava visível.

 

 

Cabide de empregos
Teve gente assustada com a prefeita Erica Soler em criar oportunidade de contratação na Prefeitura de Potim, nesta quase reta final de seu mandato. A Câmara aprovou, na última quarta-feira, a criação de três novas secretarias: Turismo, Esporte e Cultura e Segurança e Defesa Civil. Para a oposição, um ‘golpe baixo’ nesta pré-campanha eleitoral. Para os contribuintes, um abuso de poder econômico.

 

Termômetro eleitoral

Cecília Andrade

E por falar em Potim, tem pesquisa rolando pela periferia para saber o que pensam os eleitores sobre possíveis candidatos, como Carlinhos Zaga – do Benito, Neia da Saúde – aposta da prefeita Erica, Analise Angelieri – do João Cascão e, entre outros, Emerson Tanaka, que até o momento surfava sozinho nas ondas eleitorais. Em tempo, o nome da presidente da Câmara, Cecília Andrade, foi bem pontuado na espontânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *