Reciclagem é tema de peça infantil gratuita em Pinda

Apresentações, realizadas nas escolas públicas até o final de março, prometem ampliar conscientização ambiental

Peça teatral em Pinda, que abordou o tema reciclagem (Foto: Divulgação)

Da Redação
Pindamonhangaba

Alunos da rede municipal de Pindamonhangaba recebem durante as próximas semanas, a peça “Reciclagem Divertida”, um trabalho que tenta debater questões como: Será que o lixo prejudica o meio ambiente? Para onde vão todos os resíduos gerados? De que maneira é possível reaproveitar o que é descartado? A proposta tenta mostrar a crianças das escolas da cidade, a necessidade de evitar práticas danosas à natureza.

São quarenta apresentações gratuitas, iniciadas nesta segunda-feira (27) ao próximo dia 17.

O projeto teatral é realizado pelo grupo Diverte Teatro Viajante, ação que foca ações voltadas a crianças e adolescentes de todo o Brasil. Por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, as apresentações contam com o apoio do Ministério da Cultura e da Novelis, empresa líder na produção de alumínio plano laminado e a maior recicladora de alumínio do mundo.

Com duração de sessenta minutos, a peça é apresentada como um “jogo cênico contemporâneo”. “Nossos facilitadores poéticos/imagéticos transformam as crianças participantes em uma verdadeira ‘máquina reciclável’, mostrando o papel de cada um no futuro do planeta”, destacou a companhia.

A apresentação tem as crianças como coadjuvantes. A proposta é conscientizar sobre a importância dos cuidados com os resíduos produzidos diariamente.

O enredo da peça mostra para os danos que os resíduos causam ao meio ambiente, além da diferença da proporção dos resíduos gerados e a capacidade limitada dos lixões. A sinopse mostra também o jeito certo de separar o lixo e as cores correspondentes a cada tipo de resíduo.
“Acreditamos que o papel do teatro é transformador e utilizar a arte para gerar a consciência nas crianças sobre a maneira como tratamos os resíduos é possível transformar o futuro do meio ambiente”, explicou a diretora do projeto, Christiane Deucher.

O projeto está em sua décima edição e já passou por mais de 260 municípios, 1,5 mil escolas, com 1.938 espetáculos em 18 estados brasileiros, beneficiando mais de 250 mil crianças.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?