Eleitores tem até 18 de agosto para solicitar voto em trânsito

Avaliação do Tribunal Eleitoral aponta que RMVale ganhou 264 mil registros eleitorais na última década

Encontro com a urna deve bater recorde de participação em 2022; eleitores devem estar atentos para voto em trânsito (Foto: Reprodução)

Da Redação
RMVale

Para garantir que todos os eleitores aptos possam votar, a Justiça Eleitoral realiza até o dia 18 de agosto, a transferência temporária, mais conhecida como “voto em trânsito”. A medida é destinada aos eleitores que não estarão em sua cidade de votação, mas que podem participar da decisão do pleito.

Para garantir a participação no pleito do próximo dia 2 de outubro, é necessário comparecer ao cartório do município em que vota para comunicar a transferência.

Mas a solicitação só será aceita para cidades que possuam mais de cem mil habitantes, como explicou o responsável pelo cartório de Pindamonhangaba, João Amaro. “Se o morador de Pinda tentar trocar para Roseira, não será permitido, pois a cidade tem menos de cem mil habitantes. É preciso estar atento à essa norma também”, enfatizou.

Outro ponto que deve ser observado com atenção pelos eleitores é que uma vez transferido temporariamente, o voto só poderá ser feito naquele local.

Quem precisar estar fora da cidade com emergência e não conseguir solicitar o voto em trânsito, poderão justificar a ausência.

Mais votos – Um levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontou que a RMVale) Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) aumentou em 15,51% o número de eleitores aptos nos últimos dez anos.

Segundo o órgão, a região ganhou um contingente de 264,3 mil novos títulos eleitorais. Em números gerais, os registros eleitorais aumentaram de 1,70 milhão de pessoas para 1,96 milhão entre 2012 e 2022.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?