Campanha contra influenza: RMVale promove Dia D para elevar nível de imunização

Porcentagem de público-alvo imunizado está abaixo do esperado; atividade neste sábado é nova aposta após região em ação que segue até o próximo dia 16

Profissional da saúde durante aplicação da vacina; região promove campanha de imunização (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
RMVale

Iniciada no começo deste mês, a campanha de vacinação contra o vírus de Influenza segue com as porcentagens abaixo do esperado. Em Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Caraguatatuba, cerca de 21,6 mil pessoas já foram vacinadas. Neste sábado (30), a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) terá o Dia D, data de mobilização da campanha, ocorre neste sábado (30) com foco em expandir a cobertura vacinal.

Em todo o estado, a ação começou ainda no fim do último mês com idosos e profissionais de saúde. Pindamonhangaba já imunizou cerca de 10,8 mil pessoas, de acordo com o levantamento municipal. O dado deve ser atualizado novamente na próxima semana. Já Guaratinguetá vacinou 4.238 moradores. Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a Prefeitura de Aparecida informou que dados mais precisos sobre a cobertura vacinal serão divulgados somente em maio. Embora não tenha especificado a quantidade de doses aplicadas, os responsáveis relataram não ter dificuldades na campanha. A secretaria de Saúde de Potim não informou os dados até o fechamento desta matéria.

O trabalho tenta dar maior mobilidade para a campanha. “É fundamental a conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância da imunização da vacinação contra a gripe e o sarampo para as crianças. As vacinas são seguras e protegem contra formas graves da doença”, enfatizou a diretora estadual de Imunização, Núbia Araújo.

A meta da campanha é vacinar 95% do público infantil. As doses serão aplicadas em crianças de seis meses a menores de cinco anos. A partir de segunda-feira (5), gestantes e puérperas farão parte do calendário vacinal. Os professores, povos indígenas, pessoas com comorbidades e deficiência serão atendidos no próximo dia 9, enquanto os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários de presídios, detentos e jovens em medidas socioeducativas receberão a vacina a partir do dia 16 de maio.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?