Política a conta-gotas …

Os números falam…

Fabio Longuinho

Enquanto a patuleia amarga suas frustrações pela falta de espaço na Câmara de Lorena, o presidente Fabio Longuinho mantém o foco e ritmo. Esta semana ele promoveu um encontro entre os vereadores com a finalidade de afinar o  discurso, traçar metas internas e externas – dinamismo do Legislativo e foco nos projetos relevantes para o município.

Importante: dos 17 parlamentares da Casa, 14 estiveram presentes e interagiram com Longuinho. Ah! Chamaram esta reunião de ‘base de desenvolvimento da cidade’, e inclui apoio ao Executivo no que for positivo.

Isolamento…

A provável antipatia entre Arilson Santos e Regis Yasumura – por conta de acertos e desacertos pós-eleição – ganhou nova sessão de comentários pelos balcões de Guará, principalmente agora que o vice segue no comando administrativo da cidade. Disseram que o recesso tem sido um bom álibi para o presidente da Câmara evitar os ambiente do Palácio de Vidro da Chácara Selles.

Quem deve pra quem?

O presidente do SAEG, Miguel Sampaio, ao assumir o esgotamento sanitário de Guaratinguetá, questionou de forma elegante os R$ 100 milhões pagos à ex CAB, hoje Guaratinguetá Saneamento, em 13 anos de trabalho, para conseguir chegar em apenas 29% dos esgoto tratado na cidade. Se a meta da administração Marcus Soliva é chegar a 100% até o final de 2024, tem muito  a ser feito, incluindo a contratação de auditores por concurso público para acompanhar a evolução. Sobre o valor investido possivelmente em demasia, Sampaio declarou que a Justiça definirá a seu tempo quem deve pra quem.

Portas fechadas

O ano começou tenso na Câmara de Cachoeira Paulista, agora sob o comando de Brejão – Paladino. Seu primeiro decreto como presidente foi interditar a sede do Legislativo, por conta do surto de Covid, com dois vereadores que retornaram das merecidas férias no litoral, um testado positivo para ‘ômicron’ e outro precisando trocar a fralda com urgência.

Saia Justa

Brejão

Fechar a Câmara com o pretexto da Covid foi moleza para o Brejão – o Paladino. O difícil, segundo os boateiros de Cachoeira, será administrar o requerimento do vereador Agenor Todico, exigindo a todos parlamentares o comprovante de vacinação para retomar os serviços do Legislativo.

Imaginem só, tem gente garantindo que o hotestado positivo para ‘ômicron’ e outro precisando trocar a fralda com urgência. Saia Justamem é negacionista e não toma vacina!!!

 

Caso de polícia

Vereadores de Cachoeira estão garantindo movimentação extra na Seccional de Polícia. Esta semana duas vereadoras já estiveram depondo como testemunhas no inquérito criminal que apura as ‘falácias’ do Bebê do São João em suas lives. Apesar da frauda frouxa ter apagado os conteúdos nas redes sociais, os vídeos que instruem as investigações foram preservados pela ofendida…

Pega na mentira

A possível instalação de ‘apenas uma’ Escola Cívico Militar na região ganhou novo capítulo, essa semana, nas rodas políticas. Com várias cidades cadastradas para receber a Escola, como Lorena, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e até Taubaté, tem políticos disputando a paternidade do projeto. Absurdo foi Maurinho Fradique, que chegou a falar em uma publicidade sobre o Colégio em Lorena, que ‘seu deputado tucano’ protocolou o primeiro pedido. Piada, só pode ser, indagaram a turma da Praça, um tucano pedir para Bolsonaro.

Fechando a grande área

Pindamonhangaba poderá lançar mais de seis candidatos a deputado estadual em outubro. Dr Fernando Barbosa – filho do Calé, Herivelton Vela (PT), Fábio Duarte (PSD), Sub-prefeito Nilson de Moreira César, Chicão do Felipe César e até o presidente da Câmara, José Carlos – o Cal, que foi convocado pelo Republicano. Para o pessoal do mercadão, esse surto de candidaturas seria uma maneira de dificultar Ortiz Junior da vizinha Taubaté, que está de olho no eleitorado da cidade.

Ampliando o espaço

Norberto Moraes

Têm líderes partidários em Pindamonhangaba torcendo para o vereador Norbertinho Moraes (PP) apresentar a proposta de ampliação do número de cadeiras na próxima legislatura.

Segundo o mercado político, pelo índice populacional, a cidade comporta 19 parlamentares com tranquilidade e dinheiro não seria o problema para a Câmara Municipal, uma vez que sobra uma montanha de dinheiro todos os anos. Perguntem ao Cal…

 

‘Esse cara sou eu’

Rolou entre os bem informados do circuito Prefeitura-Câmara de Pinda, que se depender do vereador Carlos de Moura – o Magrão, a procura por um bom vice para Ricardo Piorino, já acabou. Disseram que em várias situações Magrão declarou que se considera ‘o Cara’. Tem gente achando que falta combinar com a liderança, e, claro, com os eleitores.

‘Casca de bananas’

Sylvio Ballerini

Circula pelos corredores da municipalidade de Lorena que ‘tem gente’ investindo pesado neste período de férias e recesso para quebrar harmonia do prefeito Sylvio Ballerini com o grupo que mantém a hegemonia no Legislativo.

Disseram que bem no início do ano tentaram apresentar uma ‘nova base’ de apoio na Câmara, como seja não tivesse a maioria vereadores trabalhando sua governabilidade. Parece que teve vereador ‘nessa reunião’ lembrando de uma música: “entrei de gaiato no navio, entrei…” Dito e feito, caíram na conversa do Cabeção…

 

 

Perguntar não ofende

A quem interessa ‘destruir a ponte’ entre Executivo e Legislativo em Lorena, já que diante de tantos problemas que a administração enfrenta, a harmonia entre os poderes é que tem permitido os poucos avanços do governo Ballerini???

Antiquário ou relicário?

Próximo há seis meses das convenções partidárias, o PSDB de Guará examina o velho do fichário para ver se salva um filiado com o mínimo de cacique eleitoral para livrar o partido local de passar por mais uma eleição no ostracismo. Comenta-se que os prognósticos não são dos melhores em termos de futuro para os tucanos do pedaço.

Com legenda ou sem?

Fabrício Dias

Rolou pelos balcões da Praça Conselheiro, no último sábado, que além de bons patrocinadores, o vereador Fabrício da Aeronáutica vai ter de combinar com a cúpula estadual do MDB, por um simples fato: a eleição passada.

Se considerar que as lideranças do partido, leia-se Baleia Rossi, tiveram míseros 60 votos em Guaratinguetá, mesmo com o saudoso Argus Ranieri no comando da campanha, será conveniente ao futuro prefeiturável Fabrício – porque essa é a intenção – um bom discurso com o pessoal de 300 mil votos.

 

Vacina contra alienígena

Regis Yasumur

Ao que tudo indica, ou melhor, as dificuldades que os propensos candidatos da terra do Frei estão enfrentando para viabilizar suas campanhas, Regis Yasumura (PL) é o único que segue crescendo com saúde eleitoral, se preocupando apenas com a concorrência que vem de fora – com apoio dos que são de dentro.

Aliás, o colégio eleitoral de Guará tem despertado interesse até em nomes que nunca pisaram na terrinha, a não ser por obra e graça dos ‘corretores da política’!!!

 

Morte cerebral

Apesar de ter inaugurado recentemente um novo velório em Cruzeiro, o prefeito Thales Gabriel está mais para uteísta que para coveiro. A dedução é simples: tirou a administração pública do ‘necrotério econômico’; recuperou a estima da população com saúde, educação e zeladoria; está restaurando muitos espaços públicos abandonados – inclusive a velha Estação Ferroviária, está trazendo shopping e abrindo espaço para o crescimento do PIB municipal. Contudo, fica uma expectativa de não ressuscitar a oposição política – atestada com ‘morte cerebral’ há muito…

Fez que foi, mas não foi

Baleia Rossi e Mineiro

Ventila-se pelas rodas do Codivap que o prefeito de Cachoeira Paulista, Antônio Mineiro, aprontou mais uma das suas ‘pegadinhas’.

Disseram que ele fez, ou melhor, que se filiou no PSDB, no entanto, não foi, continua mais MDB que nunca.

A prova disso foi a reunião do prefeito com o deputado Baleia Rossi essa semana, que alinhou emendas do partido para sua cidade.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?