Santas casas de Lorena e Cachoeira Paulista suspendem visitas após surtos de gripe e Covid-19

Medida tenta frear contaminações que também afetam equipe da linha de frente e agilidade dos atendimentos em massa

A Santa Casa de Lorena, que também sofre com surto em sua equipe; hospitais anunciam paralisação de consultas (Foto: Rafaela Lourenço)

Rafaela Lourenço
RMVale

Para conter a disseminação da gripe H3N2 e do novo coronavírus, santas casas da região estão suspendendo a visitação para pacientes internados. Com a circulação dos vírus, as unidades registram alta procura por atendimento à síndrome gripal e afastamentos de profissionais de saúde.

Cachoeira Paulista e Lorena estão entre as cidades que aderiram medidas mais restritivas nos hospitais. Cachoeira, ao registrar em apenas 16 horas cerca de duzentos atendimentos, divulgou uma nota suspendendo o serviço por tempo indeterminado, na terça-feira (11).

A suspensão em Lorena teve início nesta sexta-feira (14). A cidade, que além dos pacientes locais é referência para casos graves de Covid-19 e outras comorbidades dos municípios de Cachoeira Paulista, Canas e Piquete, também iniciou a suspensão para tentar frear as contaminações após um aumento significativo de atendimentos e novamente afastamentos de profissionais de saúde contaminados pelas duas doenças.

De acordo com dados da Santa Casa, no comparativo de dez dias, os atendimentos de síndromes gripais saltaram de 68 no primeiro dia do ano para 189 no último dia 10. A quarta-feira (12) foi marcada por 458 pessoas, entre o Pronto Atendimento SUS e Pronto Atendimento de Síndromes Gripais. 

O diferencial da medida de Lorena está na exceção divulgada por nota: casos de UTI Neonatal podem contar com um acompanhante, desde que não seja gestante, pessoa com mais de 65 anos ou menos de 18 e que não tenha problemas respiratórios como gripe e resfriado. O acompanhante deverá utilizar a máscara de proteção facial em tempo integral e estará proibido de circular nas áreas hospitalares. A liberação do quarto do paciente será apenas no horário de troca dos acompanhantes.

Quanto aos demais internados “o boletim médico hospitalar será fornecido ao familiar de referência por telefone, ao familiar/responsável. A áudio ou vídeochamada será realizada conforme rotina hospitalar de visitas médicas e assistência multiprofissional, tendo sido devidamente autorizadas”, informa trecho da nota.

O documento ressalta que por prerrogativas legais, pacientes menores de 18 anos, maiores de 60, gestantes, puérperas e pessoas com necessidades especiais avaliadas pela equipe assistencial têm o direito a acompanhantes. A medida é válida para todos os serviços de saúde vinculados ao SUS, convênio e particular.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones das santas casas de Lorena (12) 3159-3349 e Cachoeira Paulista (12) 3103-3444.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?