Região tem 24 mil famílias que podem perder desconto da Tarifa Social por NIS desatualizado

Programa fornece até 65% de desconto na fatura para grupo de baixa renda; atendidos precisam buscar CadÚnico

Conta de energia; cobrança por meio da tarifa social pode ser cancelado para 24.456 mil famílias na RMVale (Foto: Francisco Assis)

Marcelo Augusto dos Santos
RMVale

Um levantamento realizado pela EDP Bandeirantes, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) apontou que 24.456 mil famílias podem perder o desconto do programa Tarifa Social por falta de atualização do NIS (Número de Inscrição Social).

Em virtude da pandemia do novo corornavírus, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) emitiu a portaria 443 em julho de 2020, impedindo que as concessionárias do país realizassem o descadastramento das famílias inscritas na Tarifa Social, com validade até janeiro de 2022.

O desconto na conta de luz varia de acordo com o próprio consumo de energia, podendo chegar a até 65% com 30 kWh/mês. Na RMVale as cidades de São José Dos Campos (7.567), Taubaté (3.433), Pindamonhangaba (3.104), Jacareí (2.411) Guaratinguetá (1.668), Lorena (1.599) e Cruzeiro (1.265) são as que mais concentram famílias nesta situação.

Para ter acesso ao benefício da Tarifa Social de energia elétrica é necessário realizar um cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), que pode ser realizado em uma unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social).
“É importante destacar que, a qualquer momento, o cliente que se enquadrar nos critérios definidos pelo Governo Federal e ainda não estiver inscrito no benefício, pode solicitar o cadastro no portal EDP Online, no endereço edp.com.br/tarifasocial. Além disso, o cliente não precisa ser o titular da conta de energia para desfrutar do benefício, ou seja, se o cliente mora de aluguel, tem o NIS ativo e se encaixa nas regras da Tarifa Social, ele deve se inscrever no portal EDP Online”, explicou o gestor da EDP, Benedito Roberto de Miranda.

Após a inscrição, a empresa avaliará a documentação e, estando tudo certo, o cliente receberá o desconto na próxima fatura de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *