Quase 15 mil moradores ignoram segunda dose da vacina contra Covid-19 na região

Estado ressalta preocupação com negligência de parte da população sobre ação contra doença; número de imunizados chega a 286.553

Sistema drive thru no ARE de Cruzeiro; cidades têm baixa procura por segunda dose da vacina (Foto: Reprodução PMC)

Lucas Barbosa
RMVale 

O Governo do Estado publicou um levantamento na última quarta-feira (26), apontando que 14.772 mil moradores da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) não compareceram aos postos de vacinação para receberem a segunda dose do imunizante contra a Covid-19. A gestão João Doria (PSDB) alerta os faltosos sobre o risco de redução da proteção contra a doença, que tem apresentado números recordes em todo país.

Segundo os dados da secretaria estadual de Saúde, 336.733 pessoas que receberam a primeira dose numa das 645 cidades paulistas, já deveriam ter se apresentado para a etapa final. Entre elas, 289.551 foram vacinadas com a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, e outras 47.182 com a da Fiocruz (Astrazeneca/Oxford).

Um comunicado divulgado no site oficial do Governo do Estado ressalta à população a importância da aplicação da segunda dose no intervalo recomendado pelos laboratórios, garantindo o nível comprovado de eficácia do imunizante. Enquanto o período de pausa indicado entre as aplicações da vacina do Butantan é de até 28 dias, a da Fiocruz chega a três meses.

A secretaria estadual de Saúde aconselha aos faltosos comparecem o mais breve possível aos postos de vacinação.

De acordo com o levantamento estadual, dos 14.772 moradores da RMVale que ignoraram as datas determinadas pelas campanhas de vacinação das prefeituras, 11.887 necessitam de mais uma dose da Coronavac, e 2.835 da Fiocruz.

Imunizados – Segundo a ferramenta estadual digital, ‘Vacinômetro’, até a noite desta quarta-feira, 286.553 moradores da região já haviam recebido as duas doses da vacina.  

Já no estado, o número de pessoas que compareceram nas duas etapas de imunização foi de 5.332.591.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?