Decreto de Doria restringe circulação das 23h às 5h nas cidades paulistas

Medida complementar ao Plano São Paulo de flexibilização não altera condição da RMVale; Estado pede que população denuncie festas clandestinas

Coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, que apresentou novas restrições do Plano São Paulo (Foto: Divulgação Gesp)

Bruna Silva
RMVale

O governador João Doria (PSDB) colocou, nesta quarta-feira (24), todo o estado de São Paulo em restrição de circulação das 23h às 5h da manhã, como medida de conter o avanço da Covid-19. Após bater recorde de internações, autoridades prometem ainda fiscalização mais rigorosa sobre o cumprimento das determinações. Na região, o Carnaval marcou uma série de festas clandestinas durante o Carnaval.

De acordo com Doria, a medida passa a valer a partir da próxima sexta-feira (1) e deve vigorar até o próximo dia 14. A secretaria de Saúde do Estado registrou recorde de internações, com cerca de 6,6 mil pessoas em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) contaminadas pelo novo coronavírus. Este é o maior número desde o início da pandemia. A intenção é que, com a restrição, o índice de hospitalizações em leitos intensivos caia. Ainda conforme os dados apresentados, houve aumento de 9,1% somente nesta semana.

O Estado atrela o aumento das hospitalizações às festas clandestinas que ocorreram durante o Carnaval. Especialistas também apontam que as aglomerações que os jovens estão promovendo causam maior risco ao sistema de saúde, por isso, todas as aglomerações estão proibidas e sujeitas ao recebimento de multas. “Denuncie festas clandestinas e aglomerações”, completou o governador.

Apesar do cancelamento do ponto facultativo de Carnaval para evitar aglomerações de pessoas, cidades como Pindamonhangaba, Ubatuba e Caraguatatuba registraram festas clandestinas.

As vigilâncias sanitárias dos municípios, Procon e a Polícia Militar devem endurecer as fiscalizações para a o cumprimento das normas do Plano São Paulo.

As novas ações serão somadas à atual etapa de flexibilização, a abertura de estabelecimentos previstos na fase laranja, como shoppings, restaurantes e comércio em geral continua permitida.

RMVale – Mesmo com os números em elevação no estado, a região tem apresentado baixa de 2,5% no ritmo de casos na última avaliação de sete dias encerrados na terça-feira. Foram 6.293 contaminações confirmadas no período. A mesma avaliação aponta queda ainda maior no número de mortes: -19,3%.

Apesar da melhora dos números, o fevereiro da RMVale (que segue na fase laranja) continua como mês preocupado nos dados da doença, com média de 1.189 casos, atrás apenas de janeiro, que registrou 1.238.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *