Governo do Estado anuncia ampliação de escolas de tempo integral na região

Pinda é a cidade contemplada com mais unidades; Guará e Lorena também são selecionadas

A escola estadual Arnolfo Azevedo em Lorena; tempo integral deve ser ampliado em 2021 (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
RMVale

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou que 29 escolas estaduais da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) se tornarão de tempo integral em 2021. A medida garantirá que os alunos permaneçam mais horas no ambiente escolar e participem de atividades de aprofundamento educacional.

Acompanhado do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, Doria destacou que o modelo do PEI (Programa de Ensino Integral) será implantado em mais quatrocentas escolas públicas paulistas no próximo ano. Desta maneira, o estado passará a contar com 1.064 colégios neste formato, que possibilita os alunos permanecerem mais de sete horas no ambiente escolar, ampliando seus conhecimentos através de atividades extracurriculares e um maior acompanhamento por parte dos professores.

Além de cursarem as disciplinas escolares obrigatórias, os estudantes poderão escolher alguma área de estudo específica para acompanharem um maior número de aulas. “Com este aumento de 300% no número de escolas, o ensino em tempo integral vai chegar a mais de 500 mil alunos. É o maior número de estudantes em ensino integral em um estado no Brasil”, frisou o governador.

Atualmente, a RMVale possui apenas 12 escolas neste modelo, Pindamonhangaba foi a cidade selecionada para receber o maior número de unidades de PEI em 2021. O município contará com cinco unidades neste formato: Doutor Mário Tavares (Vila São Benedito), Professor Eurípedes Braga (Crispim), Jose Wadie Milad (Residencial Campos Maia), Professor João Martins de Almeida (Jardim Bela Vista) e Professor Wilson Pires César (Jardim Imperial).

Comandada pela Diretoria de Ensino de Guaratinguetá, a região terá sete colégios distribuídos por seis cidades inseridos no PEI. Em Guaratinguetá, será implantada a mudança nas escolas Professora Dinah Motta Runha, no bairro Broca, e Professor Ernesto Quissak, no bairro Engenheiro Neiva. Enquanto em Lorena será beneficiado o colégio Professor Aroldo Azevedo, no bairro Vila Brito, em Aparecida foi escolhida a unidade Professora Paulina Cardoso, no bairro Ponte Alta. Cachoeira Paulista também será contemplada com o novo sistema na Escola Estadual Bairro São Miguel, no bairro São Miguel. Já em Lavrinhas, a medida beneficia o colégio Júlio Fortes, no bairro Jardim Mavisou.

A última unidade educacional beneficiada na região de Guaratinguetá é a Miguel Pereira, que fica no Centro de São José do Barreiro.

No Litoral Norte, a gestão de Doria implantará o PEI em três unidades de Ubatuba: Capitão Deolindo de Oliveira Santos (Centro), Professora Florentina Martins Sanchez (Perequê-Mirim) e Professora Idalina do Amaral Graça (Ipiranguinha).

As demais 14 escolas da RMVale selecionadas pelo Estado serão distribuídas por Caçapava, Jacareí, Taubaté e São José dos Campos.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?