Cruzeiro investe R$ 6 milhões em câmeras para monitoramento

Município foca em segurança, cria pasta e garante sistema de videomonitoramento; instalações devem iniciar nesta semana

Guarda Civil de Cruzeiro, que será reforçada com sistema de videomonitoramento (Foto: Rafaela Lourenço)

Rafaela Lourenço
Cruzeiro

Após criar a secretaria municipal de Segurança Pública, a Prefeitura de Cruzeiro assinou nesta semana, o contrato de R$ 6 milhões para a implantação do COI (Central de Operações Integradas). Ao todo serão instaladas 73 câmeras na cidade.
Aprovado na Câmara por unanimidade, na última sessão, o município passou a contar com uma pasta específica para a segurança municipal. Durante a reunião em que nomeou o Coronel da PM Élcio Vieira como secretário, o prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD) assinou o contrato de 48 meses com a Consórcio Cruzeiro Seguro, empresa vencedora da licitação para implantar e operacionalizar o COI.

Segundo os dados da secretaria de Segurança, em janeiro deste ano, Cruzeiro registrou 19 roubos, 62 furtos e um homicídio doloso (quando há intenção de matar). No mesmo período em 2019, a cidade havia registrado 5 homicídios dolosos, 9 roubos e 57 furtos.

De acordo com Fonseca, a ordem de serviço deve ser dada até esta sexta-feira. Serão instaladas 73 câmeras, com ênfase nas entradas e saídas da cidade. Os pontos estratégicos para receber os materiais foram definidos em parceria com a Polícia Militar. Bairros como Itagaçaba, Vila Loeylo, Vila Batista e Vila Juvenal estão entre os locais beneficiados. “Praticamente todos os pontos foram definidos em conjunto com a PM, tendo vista as maiores necessidades, pontos com dificuldades na segurança pública, com alguns índices maiores para a segurança”, frisou o chefe do Executivo.
A previsão é de que a Central seja entregue até o dia 3 de julho com toda a estrutura funcionando e a primeira etapa de instalações concluída com 40% das câmeras. Já o projeto integral com as 73 unidades, em 6 meses, a partir da ordem de serviço.

O local estratégico para implantar o COI está sendo estudado pelo coronel Vieira, que tem sua pasta no prédio da Prefeitura.
Fonseca destacou a importância da nova secretaria para a cidade que será composta pela Polícia Municipal, Defesa Civil e departamento de Trânsito para atuar em conjunto as polícias Militar, Civil, Federal. “Criamos a secretaria de Segurança para poder ter uma mão de obra especializada que está sendo ocupada pelo tenente coronel Vieira, que já atuou em Cruzeiro, em Lorena, e Guaratinguetá na PM”.

Em ação voltada para a segurança, o sistema de iluminação pública foi ampliado nesta semana. Fonseca, em parceria com a EDP e a empresa KMR entregou cerca de setecentos novos pontos de LED através do programa Eficiência Energética. “São locais específicos, os quais já terão uma maior luminosidade, de LED, e consequentemente uma maior sensação de segurança fazendo com que Cruzeiro atinja quase mil pontos de LED”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?