Pinda investiga agressão de mãe contra professora

Educadora tem pescoço ferido e blusa rasgada por agressora; categoria protesta e cobra segurança

A escola municipal Regina Célia onde uma discussão entre mãe de aluno e professora acabou em agressão física (Foto: Bruna Silva)

Lucas Barbosa
Pindamonhangaba

Após uma professora da rede municipal ser agredida pela mãe de um aluno, na última semana em Pindamonhangaba, a Prefeitura revelou na segunda-feira que tomou uma série de medidas para preservar a profissional e que abriu um processo administrativo para apurar o caso. Em solidariedade à colega ferida, um grupo de educadoras realizou uma manifestação na última sexta-feira.

Local destinado ao aprendizado e desenvolvimento de cerca de oitenta crianças no bairro Araretama, a escola municipal Regina Célia Madureira de Souza Lima foi palco no último dia 3 de um ato que gerou indignação pelas redes sociais e ruas do município. Uma professora de 61 anos, que pediu para não ter o nome revelado, ajudava na saída dos estudantes quando foi abordada e insultada pela mãe de um deles. Acusando a educadora de ter agredido o filho, que cursa o quarto ano do ensino fundamental, a mulher segurou o pescoço da vítima, tentando enforcá-la. Na sequência, enquanto funcionários do colégio tentavam conter a agressora, ela rasgou a blusa da profissional, que ficou com os seios à mostra. Amparada por colegas, a idosa foi levada até o interior da escola, enquanto a mãe do aluno deixou o local. Durante entrevista à mídia regional, a educadora negou a acusação da mãe do estudante afirmando que pediu apenas para que a criança calçasse seus chinelos na sala de aula.

Em nota oficial, a Prefeitura de Pindamonhangaba informou que a professora preferiu não registrar boletim de ocorrência sobre o caso. Apesar da decisão da vítima, o município não descarta a hipótese de procurar a Polícia Civil. Revelou que abriu um processo administrativo para apuração dos fatos e que, para evitar novos conflitos, transferiu o filho da agressora para outro colégio municipal.

A administração explicou que “a primeira medida foi o acolhimento imediato da professora, que está em sua casa e recebe apoio da secretaria de Educação e ainda terá acompanhamento psicológico por parte da Prefeitura (trecho da nota)”. O documento afirmou que o retorno da profissional às suas atividades na escola Regina Célia está previsto para a próxima semana.

Solidariedade – Demonstrando apoio à colega agredida e exigindo mais respeito aos profissionais da educação, um grupo de professoras da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba trabalhou com camisas pretas na última sexta-feira.

Além do ato, a categoria utilizou as redes sociais para cobrarem mais consciência da população e segurança por parte do poder público. “Já que esta agressão machucou todos nós, fizemos questão de manifestar nossa solidariedade a esta colega. Infelizmente os professores e demais funcionários de escolas estão muito vulneráveis e diversas vezes são ofendidos por parentes de alunos. Esperamos que a Prefeitura tome medidas enérgicas para acabar com a impunidade, evitando novos casos lamentáveis como este”, explicou a professora e organizadora do protesto, Erika Fernanda Cândido.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?