Prefeitura anuncia novas provas para concurso denunciado em Pinda

Processo que promete admitir 127 novos funcionários deve ser reaplicado após suspensão em agosto

A Prefeitura de Pinda que anunciou as novas provas do concurso público cancelado em setembro (Foto: Divulgação)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Depois de quatro meses de investigação, a Prefeitura de Pindamonhangaba decidiu que irá reaplicar a prova do concurso público realizado em agosto deste ano. O trâmite, que chegou a ser suspenso, será retomado após polêmicas que envolveram o Iuds (Instituto Universal do Desenvolvimento Social) e os candidatos que disputaram uma vaga no seletivo.

Em coletiva de imprensa, no auditório da Prefeitura, o secretário de Administração, Fabrício Pereira, afirmou que essa é uma solução que o órgão público encontrou, garantindo que “o processo foi sempre transparente e sempre muito bem claro. Nunca tivemos nenhum problema por conta disso, e o trabalho vem acontecendo da melhor forma possível com a empresa Iuds”.

Após denúncias, o concurso público foi suspenso em decorrência das reclamações de candidatos que relataram em rede sociais problemas como a chegada das provas deslacradas, ausência de mesas e cadeiras e falta de fiscalização adequada durante a aplicação das provas. O secretário comentou que “algumas intercorrências aconteceram e que seguem em investigação”, mas a prova não teria relação com os vazamentos de informações ou qualquer gênero de crime. “Chegamos à conclusão de que todo o trabalho contratual estava correto, e o único problema, de fato, foi o dia de execução da prova”, enfatizou.

A Prefeitura decidiu reaplicar as provas para os candidatos inscritos, não haverá abertura para novas inscrições. De acordo com a nota oficial, o representante da Iuds, Eder Pini, garantiu que as provas serão realizadas de forma pulverizada em mais dias e locais, somente em Pindamonhangaba, na tentativa de evitar tumultos e novas irregularidades. A expectativa é que os testes sejam realizadas em janeiro.

Ainda segundo a Prefeitura, o Iuds assegurou que irá tomar todas as providências para comunicar os candidatos inscritos sobre a nova convocação, além de intensificar a preparação e capacitação dos fiscais. “A Prefeitura auxiliará a organização com indicação de escolas e prédios públicos capazes de receber os candidatos, bem como colocará sua estrutura de segurança e trânsito para trazer tranquilidade aos candidatos”, afirmou em nota.

O secretário de Administração afirmou que a atitude tomada foi motivada pela urgência na contratação de novos funcionários públicos para o atendimento nas áreas de saúde e educação, e que abrir uma nova concorrência seria um caminho mais longo.

“Espero que desta vez o processo ocorra de maneira diferente, organizada, com respeito aos candidatos e ao dinheiro público. É o mínimo que se espera da organização de um concurso público”, afirmou o candidato Diego Moreira, que realizou a prova em agosto.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?