Caixa libera R$ 10 milhões para recapeamento de vias de Guará

Convênio com o Finisa foi o quinto assinado na gestão Soliva; principais ruas e avenidas do município estão na lista de pontos que devem ter obras

O prefeito Marcus Soliva durante assinatura do contrato com a Caixa para pavimentação em Guará (Foto: Leandro Oliveira)
O prefeito Marcus Soliva durante assinatura do contrato com a Caixa para pavimentação em Guará (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Foi assinado um novo convênio entre a Prefeitura de Guaratinguetá e a Caixa Econômica Federal, através do programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). O Executivo pediu a liberação de recursos para recapeamento das principais vias e das entradas da cidade. A assinatura define o empréstimo de R$ 10 milhões, e as obras de recapeamento devem começar em outubro.

Durante discurso, antes da assinatura, o prefeito Marcus Soliva (PSB) garantiu que o novo convênio não vai afetar os cofres do município para os próximos anos, já que a Prefeitura contará com redução nos valores pagos em indenizações trabalhistas por meio de requisitórios e precatórios. A assinatura teve a presença dos representantes da Caixa na região e do presidente da Câmara, Marcelo Coutinho, o Celão (PSD).

Serão recapeadas as principais vias do município que necessitam de melhorias, como as avenidas Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Fátima, Basf, João Rodrigues de Alckmin e Presidente Getúlio Vargas. Foram confirmadas ainda o trabalho nas ruas Pires Barbosa, Santa Clara e o Viaduto Jacobelli. A Prefeitura alterou o cronograma de obras das demais vias.

“Estamos objetivando fazer acima de 150 mil m² de recape na cidade, dá em torno de 22 vias, entre ruas e avenidas. Trará mobilidade urbana melhor, inclusive um visual melhor para Guaratinguetá, já que é uma cidade turística e precisa de obras de recape sendo feitas de forma constante. Isso trará uma melhoria nas vias urbanas que estão desgastadas”, explicou Soliva.

A Prefeitura tem recorrido à Caixa para operações de crédito. O município já emprestou, por meio do Finisa, recursos para pavimentação de vias, obras de infraestrutura do Jardim do Vale e compra de máquinas e equipamentos. Todos os pedidos de empréstimo, antes de chegar à Caixa, passam pelo aval da Câmara.

“Para o município ter acesso, ele tem que passar por uma avaliação na Caixa, como se fosse um cliente que vai tomar um empréstimo. Tem uma avaliação técnica para saber se a cidade tem sua saúde financeira em um bom estado. Guaratinguetá foi avaliada e aprovada, já tomou outras operações de investimento, e com essa já são cinco contratos assinados”, contou a superintendente da Caixa, Cláudia Ramos.

Segundo Soliva, o recapeamento das vias não será feito pela Codesg (Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá). O prefeito alegou que a Companhia está com alta demanda de serviços e, devido a isso, será aberto um processo licitatório. “Vamos dar uma folga para a Codesg, que está com diversas obras”, afirmou. “Faremos um processo licitatório, se não houver nenhum interessado, passaremos para a Codesg”, concluiu.

A previsão para início das obras é para outubro deste ano e os serviços devem ser concluídos em maio de 2020.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?