Dina Moreira promete segurar alto escalão de Ernaldo na Prefeitura

Vice tomou posse após afastamento de Marcondes, acusado por fraudar contrato para compra de kits

Prefeita em exercício acompanha trabalhos de servidores no primeiro dia após assumir cargo de Ernaldo (Foto: Reprodução PMA)
Prefeita em exercício acompanha trabalhos de servidores no primeiro dia após assumir cargo de Ernaldo (Foto: Reprodução PMA)

Rafael Rodrigues
Aparecida

Depois de assumir a Prefeitura de Aparecida, na última terça-feira, Dina Moraes Moreira, a Dina da Apae (PDT), confirmou que não deve realizar mudanças drásticas no governo municipal e que manterá o quadro de secretários. A única alteração feita pela chefe do Executivo foi a nomeação de Welington Nogueira para o cargo de secretário de Administração.

Nogueira ocupará a pasta deixada por Domingos Leo Monteiro, que também foi afastado de sua função juntamente com o prefeito Ernaldo Cesar Marcondes (MDB). O novo secretário já fazia parte do quadro de funcionários da atual administração e era responsável pela Ouvidoria do Município. Segundo a Prefeitura, ele irá acumular as duas funções nesse primeiro momento.

Apesar de assumir que manterá o secretariado nomeado pelo seu antecessor, Dina não descartou que a administração possa sofrer mudanças, dando a entender que vai aguardar o desenrolar jurídico do afastamento de Marcondes. “Temos que aguardar todos os pareceres judicias. Acho que muitas coisas que constam no processo ainda cabem explicações e defesa, e nesse primeiro momento seria um atraso dispensar as pessoas e começar de novo”, revelou.

Como primeira medida, Dina Moraes suspendeu temporariamente contratações de empresas e pagamentos à fornecedores. “Baixei um decreto para tomar algumas medidas administrativas e também tomar conhecimento de toda realidade dentro da Prefeitura. Vou estudar cada uma das secretarias para traçar um direcionamento”.

A nova prefeita garantiu que nunca participou de decisões administrativas ao longo do período em que esteve como vice. Ela negou que isso possa trazer prejuízos à sua administração e disse que vai andar pelas ruas da cidade ouvindo a população. “Nesse primeiro momento queremos trabalhar se baseando com as ideias da população do que qualquer outra coisa. Eu preso muito isso, a conversa e o diálogo com o povo”, prometeu.

Já no primeiro dia no cargo, ela foi pessoalmente levar o termo de posse aos nove vereadores, ainda na manhã da última terça-feira. “Eu acho fundamental a união entre Legislativo e Executivo. Não podemos cada um trabalhar de um lado, temos que caminhar juntos e pensar na população”.

Entenda o caso – A Justiça de Aparecida concedeu liminar no último dia 19, em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público, determinando o afastamento do prefeito Ernaldo Cesar Marcondes e do secretário de Administração, Domingos Leo Monteiro. A liminar também determinou o bloqueio de bens dos agentes públicos e das empresas envolvidas, no valor de mais de R$ 11,6 milhões.

Na ação, a promotora de Justiça Paloma Sanguiné Guimarães, argumenta que em 2015, Ernaldo, que era prefeito em exercício, autorizou a abertura de licitação na modalidade convite para aquisição de kits escolares.

No entanto, segundo o MP, o processo licitatório não passou de uma fraude, pois já estava, desde o início, direcionado para a contratação da empresa DCB Comercial Eireli. Foi constatado ainda que houve o superfaturamento de preços em R$ 446.676, e que o número de kits adquiridos era muito superior ao de alunos da rede municipal de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *