Ubatuba amplia videomonitoramento para reforçar segurança

Primeira fase do projeto da Prefeitura contempla dez câmeras; início do funcionamento do sistema tem instalações em três pontos da cidade

Monitoramento em Ubatuba; cidade aposta na ampliação do videomonitoramento em alta estação (Foto: Divulgação PMU)

Raphaela Dias
Ubatuba

Ubatuba já atua com uma nova central de videomonitoramento. Quatro das dez câmeras previstas para a primeira fase do projeto já foram instaladas. Nesta primeira etapa, as câmeras foram posicionadas no calçadão, na rua Dona Maria Alves, próximo à Prefeitura, na praça 13 de Maio e na avenida Iperoig, cruzamento com a rua Liberdade.

Segundo a Prefeitura, as câmeras terão alcance de até dois quilômetros de distância e serão uma ferramenta essencial para coibir ações de vandalismo e perturbação do sossego, uma vez que estarão ativas 24 horas por dia.

“O sistema contará com reconhecimento facial de até seiscentos metros e as câmeras serão integradas também aos sistemas das polícias Militar e Civil para trabalho conjunto, que possibilitará leitura de placas (comunicação com o serviço do Muralha Paulista e Sistema Córtex do Ministério da Justiça do Governo Federal), pois detecta e reconhece automaticamente as placas que estiverem cadastradas como caráter geral ou veículos utilizados em situação criminal”, explicou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Napoli.

O contrato prevê a instalação de 68 câmeras no total, mas a central de videomonitoramento estará preparada para receber imagens de até quatrocentos aparelhos. A prefeita Flavia Pascoal (PL) destacou a importância do projeto para o planejamento da segurança no município litorâneo. “Nós estamos investindo bastante em segurança. Estamos instalando as câmeras do COI (Centro de Operações Integradas), que vai inibir a ação de pessoas que vêm para Ubatuba para tumultuar. Agradeço o empenho da secretaria de Segurança para, após vários entraves burocráticos, tirar isso do papel”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *