Sirene toca na Vila Sahy e alerta sobre riscos de deslizamentos em São Sebastião
Defesa Civil emite alerta para fortes chuvas entre esta quinta-feira e sábado; moradores são orientados a deixarem suas casas e procurarem o ponto de abrigo
Thales Siqueira
São Sebastião
As fortes chuvas que atingem o Litoral Norte nos últimos dias, voltaram a castigar São Sebastião, quase um ano após a catástrofe que deixou mortos e desabrigados no verão de 2023. A Defesa Civil da cidade acionou, na noite da quarta-feira (24), a sirene instalada na Vila Sahy, alertando a população sobre riscos de deslizamentos e inundação na região. Os moradores foram orientados a deixarem suas casas e procurarem locais seguros.
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para fortes chuvas entre a quinta-feira (25) e o sábado (27). O acumulado nas últimas 72 horas, na região, foi de 100 mm. Já nas próximas 72 horas pode chegar a 150 mm.
O vice-prefeito, Reinaldinho Moreira (Republicanos), está no COI (Centro de Operação Integradas) acompanhando a situação da chuva na Vila Sahy e em outros pontos da cidade.
A sirene, instalada na primeira quinzena de dezembro do ano passado, já havia sido acionada em outra ocasião para alertar sobre chuvas na área, mas é a primeira vez que ela toca para indicar a evacuação dos moradores.
Na madrugada do dia 19 de fevereiro do ano passado, feriado de Carnaval, a Vila Sahy ficou marcada por uma tragédia que matou 64 pessoas e deixou diversos moradores desabrigados. A região foi atingida por fortes temporais, foram contabilizados ao todo 626 mm.
Na noite de quarta-feira, moradores do bairro chegaram a registrar o momento em que a sirene tocou, por volta das 20h, alertando sobre os riscos de deslizamentos e enchentes. “A Defesa Civil informa: há risco de deslizamentos nessa área. Atenção moradores: dirijam-se para locais seguros e pontos de encontro (trecho do comunicado exibido nos vídeos de moradores)”.
As famílias da Vila Sahy foram orientadas a procurar acolhimento na escola municipal Henrique Tavares de Jesus, localizada no número 301 da avenida Adelino Tavares. O espaço foi definido pela Defesa Civil como ponto de abrigo.
A Prefeitura informou que, com o objetivo de facilitar o deslocamento dos moradores, disponibilizou um ônibus para levar as pessoas até a escola. A Praça dos Estudantes, localizada na entrada da Vila Sahy, é o ponto de encontro para quem tiver interesse em utilizar o transporte.
Em nota oficial, a Defesa Civil do Estado informou que a Defesa Civil de São Sebastião optou pelo acionamento da sirene por prevenção devido ao risco geológico ocasionado pelos acumulados de chuva na região.