Ranking da competitividade aponta desempenho de municípios da região

Levantamento nacional foca condições com indicadores econômicos e sociais de cidades com mais de oitenta mil habitantes

Rua principal de Lorena; cidade ocupa a 171º posição no ranking de desempenho (Foto: Arquivo Atos)

Erivaldo Pereira
RMVale

O ranking 2024 da competitividade dos municípios do Brasil foi divulgado na última quarta-feira (21), com o desempenho econômico e social de cidades da região. Foram avaliados 404 municípios com mais de oitenta mil habitantes, que correspondem a 60% da população brasileira.

O trabalho é realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), organização responsável por projetos de educação e competitividade no país, que tem entre seus conselheiros José Roberto Marinho, da Fundação Roberto Marinho e Roberto Setúbal, conselheiro do Itaú Unibanco.

Para a elaboração da pesquisa foram avaliados treze pilares considerados essenciais ao desenvolvimento econômico e social, inovação e dinamismo econômico, acesso à educação, qualidade da educação, acesso à saúde, qualidade da saúde, sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, telecomunicação, saneamento, capital humano, segurança, inserção econômica e meio ambiente.

Em âmbito nacional, os resultados trazem Florianópolis-SC na liderança, seguida de São Paulo-SP, Vitória-ES, Porto Alegre-RS. Já na RMVale, os municípios com mais de oitenta mil habitantes foram ranqueados em: 10º São Sebastião (61,93 pontos), 29º São José dos Campos (58,03), 62º Caraguatatuba (56,01), 81º Jacareí (55,31), 92º Pindamonhangaba (54,87), 112º Taubaté (54,16), 163º Guaratinguetá (52,35), 171º Lorena (52,08), 172ª Ubatuba (52,01) e 178º Caçapava (51,80).

De acordo com o CLP, os resultados possibilitam à população avaliar e cobrar o desenvolvimento de políticas públicas, e trazem ferramentas que mapeiam os fatores de competitividade e fragilidade, direcionando as gestões a um planejamento e atuação no que prioritário.

Segundo o diretor-presidente do Centro de Liderança Pública, Tadeu Barros, “o ranking é uma plataforma que olha para todo o espectro de políticas públicas (…) uma cidade competitiva traz qualidade de vida e bem-estar social para a população”.

Lorena –  Resultados do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentam Lorena com 84.855 habitantes, 97,2% deles alfabetizados. O PIB per capita, valor que caberia a cada indivíduo no país se todos recebessem em partes iguais, é de R$ 43.299,19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *