Isenção de pagamento de contas da Sabesp é prorrogado
Ação ampara famílias de baixa renda afetadas financeiramente pela pandemia do novo coronavírus
Wanessa Telles
RMVale
Como uma forma de diminuir impactos financeiros causados pelo avanço da Covid-19 na região, a Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo) adiou o prazo de isenção do pagamento de contas. O corte de abastecimento da água nas residências também segue suspenso.
A isenção definida para os meses de abril, maio e junho, havia sido estendida para 31 de julho e, agora, prorrogada para 15 de agosto. A ação tem como objetivo auxiliar a população de baixa renda de tarifa social e residencial favela diante dos impactos financeiros causados pela pandemia do novo coronavírus. Além da isenção, a Sabesp oferece acordos para quitação de débitos em aberto para pagamento em dez parcelas iguais.
A empresa também beneficiou 21 mil pessoas com doação de mais de 5,2 mil caixas d’água para a população da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) desde o início da quarentena, decretada no final do mês de março pelo governo estadual. O plano considera a necessidade da reserva de água nas residências para pelo menos 24 horas.
Além de mais de trezentos municípios do interior, litoral e na Grande São Paulo, a Sabesp realizou mais de 15,6 mil limpezas urbanas com aplicação de cloro em espaços públicos de intensa circulação de pessoas e áreas próximas de unidades de saúde.
Lavatórios – No estado, foram instalados 411 lavatórios em locais adequados para higienização das mãos em áreas públicas e centros comerciais. Além das pias, a empresa forneceu 22 bebedouros.