Governo Federal renova frota do Samu em 16 cidades da região

Medida tenta garantir mais rapidez e segurança em resgates; RMVale é atendida com 23 ambulâncias

Frota de ambulâncias do Samu; renovação busca garantir mais segurança e agilidade ao resgate (Foto: Divulgação GF)

Lucas Oliveira
RMVale

O Governo Federal entregou na última semana novas ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para 16 cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). A renovação da frota busca garantir mais segurança e agilidade ao resgate de vítimas de acidentes, crimes e problemas de saúde.

Contando com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, a cerimônia de entrega de 280 ambulâncias a representantes de 247 municípios, de 24 estados, foi realizada na última quinta-feira (4) na cidade paulista de Salto, que fica na Região Metropolitana de Sorocaba.  Na ocasião, Lula explicou que os novos veículos, adquiridos através de um investimento de R$ 89 milhões, substituirão os que estão em uso nas cidades há sete anos.  

Segundo dados encaminhados pelo Governo Federal à reportagem do Jornal Atos, a ação de renovação garantiu a chegada de 23 ambulâncias à RMVale. Taubaté foi a cidade que recebeu o maior número de viaturas na região, no caso quatro. Na sequência, aparecem Pindamonhangaba, com três veículos, e Campos do Jordão e Jacareí, com dois. Com uma unidade cada, os 12 demais municípios contemplados foram Caçapava, Cruzeiro, Cunha, Lagoinha, Lorena, Natividade da Serra, Piquete, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Luís do Paraitinga, Queluz e Ubatuba.

Presente na solenidade em Salto, o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (PSD), comemorou a entrega das ambulâncias para a região. “Agradecemos ao governo por essa iniciativa, que colaborará muito com esse serviço que é tão importante para a população. Devido seu trabalho de excelência, o Samu de Cruzeiro possui um alto índice de aprovação popular e agora contará com uma ambulância ainda mais moderna, confortável e segura para atender os moradores em momentos de urgência e de emergência”.

No encerramento da cerimônia de entrega dos veículos, a ministra da Saúde revelou que a pasta pretende realizar em breve novos investimentos no serviço. “Nosso compromisso é modernizar em torno de 60% da frota do Samu nos próximos anos. Temos atualmente ambulâncias com muito tempo de uso, algumas de dez anos atrás. Com novos equipamentos, podemos atender de forma adequada e segura as pessoas em todo o Brasil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *