Cidades da região são contempladas com 1,2 mil moradias populares

Medida estadual busca reduzir déficit habitacional; Cachoeira Paulista e Lorena estão na lista das beneficiadas

Tarcísio de Freitas durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (Foto: Reprodução GESP)

Lucas Oliveira
RMVale

O Governo do Estado revelou no último fim de semana que 12 cidades da região serão contempladas neste ano com a construção de moradias populares por meio de convênios com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

O anúncio sobre a nova fase do programa habitacional Casa Paulista foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante cerimônia na última sexta-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Na ocasião, o chefe do Executivo explicou que serão investidos R$ 5,260 bilhões na construção de 43.756 moradias populares, distribuídas por 231 municípios. Do total de imóveis, 24.309 serão erguidos pela CDHU e o restante através da formalização de parceria estadual com a iniciativa privada.

Também presente na cerimônia, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, afirmou que o pacote anunciado por Tarcísio representa um marco para o setor habitacional paulista. “Nunca houve um programa dessa magnitude em São Paulo, nem no Brasil e em nenhum dos outros estados. Essa parceria entre o Governo do Estado e os municípios é importante porque mostra que todos nós estamos no mesmo barco para reduzir o déficit habitacional de uma forma que nunca foi feita em nosso estado”.

Segundo dados da secretaria estadual de Habitação, a CDHU construirá 1,2 mil moradias populares na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Afetada por uma tempestade em fevereiro do ano passado que resultou no desabamento e interdição de dezenas de casas, São Sebastião será a cidade da região que receberá o maior número de imóveis, no caso trezentos.

Dividindo a segunda colocação da lista, aparecem Caraguatatuba e Jacareí, que serão contempladas com duzentas moradias cada. Na quarta e quinta posições da lista estão São José dos Campos, com 150 imóveis, e Taubaté, com cem. Com cinquenta moradias cada, as cinco demais cidades da região atendidas serão Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Lorena e Redenção da Serra.

A expectativa estadual é de que grande parte dos imóveis que serão erguidos no território paulista seja entregue à população até o fim de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *