Cidades buscam alternativas para reaquecer turismo no Litoral após tragédia
Reunião em São Sebastião discute ações que auxiliem empreendedores; Governo Federal estuda implantação de aeroporto para impulsionar fluxo de visitantes na região
Da Redação
Litoral Norte
Pouco mais de um mês após a tragédia que vitimou 65 pessoas no Litoral Norte, a Prefeitura de São Sebastião promoveu na última quarta-feira (29) um encontro com autoridades das cidades vizinhas, estaduais e federais para a discussão da retomada turística na região. Na ocasião foram apresentadas medidas que buscam auxiliar empreendedores que enfrentam dificuldades financeiras motivadas pela redução do fluxo turístico registrada na área após a tempestade que à castigou em 18 de fevereiro.
Realizado no auditório do Beach Hotel Sunset, no bairro Cambury na Costa Sul de São Sebastião, o 1º Encontro de Retomada do Turismo no Litoral Paulista reuniu representantes das secretarias de Turismo das quatro cidades do Litoral Norte e também de Bertioga e Guarujá, que ficam no Litoral Sul Além da participação por videoconferência do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, o evento contou com as presenças da secretária executiva estadual de Turismo e Viagens, Luciane Leite, do tenente-coronel do Exército e diretor da Gerência Estadual de Apoio ao Litoral Norte, André Marcelo Warol, e do superintende de Aeroportos da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Richard Custódio.
Durante sua explanação, França revelou que o Governo Federal, por meio da Infraero, está analisando áreas de São Sebastião capazes de abrigarem um aeroporto, um heliponto e um heliporto. Segundo o ministro, o avanço estrutural facilitaria a chegada de turistas ao Litoral Norte e ainda serviria para o pouso de aeronaves de resgate em caso de novos desastres naturais na região. A concretização do projeto ainda é indefinida, tendo em vista que o Governo Federal estuda sua viabilidade.
França ressaltou ainda que o Ministério do Turismo está disponibilizando uma linha de crédito de R$ 196 milhões aos empreendedores do litoral paulista, inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), para que eles possam se reequilibrar financeiramente. Os interessados poderão utilizar o dinheiro para a aquisição de bens, realização de obras e para capital de giro (diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar).
Além do apoio federal, os pequenos e médios empresários da região praiana desde o início deste mês contam com uma linha de crédito, de R$ 283 milhões, ofertada pelo Governo do Estado. A adesão à proposta deve ser efetuada junto às agências do Banco do Povo e da Desenvolve SP.
Na sequência, a secretária executiva estadual de Turismo e Viagens anunciou a celebração de uma parceria entre o Estado e a principal operadora de viagens da América Latina, a CVC Corp, de incentivo turístico ao Litoral Norte. Além de estimular a venda de pacotes de viagem que englobem a região e a inclusão de mais hotéis e pousadas em sua plataforma de divulgação, a empresa, que possui mais de oito mil agências espalhadas pelo país, comprometeu-se a oferecer workshops a representantes dos meios de hospedagem das cidades praianas para a elaboração de um plano de mídia que busque atrair mais visitantes à região.
A representante estadual confirmou ainda a parceria com a empresa de ônibus Pássaro Marrom, que se prontificou em reduzir em breve os valores das passagens com destino ao litoral paulista durante a baixa temporada turística, de segunda a quinta-feira.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), comemorou o saldo do evento. “A união de forças entre os governos e o setor privado para a retomada do turismo na região é fundamental para a economia local e para o desenvolvimento do Litoral. É importante termos a reconstrução como norte, estamos somando todos os esforços necessários para recepcionar os turistas no próximo feriado”.