Caraguá registra índice preocupante de faltas em exames e consultas

Quase sete mil pacientes não comparecerem a procedimentos agendados no primeiro quadrimestre; absenteísmo prejudica atendimento na rede pública de Saúde

Ambulatório Médico de Especialidades de Caraguatatuba, que registrou faltas em exames no primeiro quadrimestre (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Oliveira
Caraguatatuba

Dados divulgados pela Prefeitura de Caraguatatuba, na terça-feira (4), revelaram que a cidade registrou no primeiro quadrimestre deste ano uma taxa de absenteísmo, ausência injustificada de pacientes, de 20% em exames e consultas médicas.

Segundo o levantamento da secretaria de Saúde, das 18.629 consultas agendadas entre janeiro e abril na cidade, 3.542 não foram realizadas devido à ausência de pacientes, fato que gerou uma taxa de absenteísmo de 19%. O preocupante índice foi puxado pelas faltas na rede pública de Saúde, já que das 14.317 consultas marcadas, sendo 8.740 em ESF’s (Estratégias de Saúde da Família) e UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), 4.777 no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e oitocentas no Hospital Regional, 2.590 não ocorreram, resultando em uma taxa de absenteísmo de 18%. Das 4.312 consultas agendadas em estabelecimentos privados conveniados com o Município, 952 foram canceladas devido à ausência injustificada de pacientes, causando um índice de absenteísmo de 22%.

A taxa de faltas em exames, que é de 21%, é ainda maior do que a registrada em consultas médicas. De acordo com o balanço da secretaria de Saúde, dos 15.163 moradores que tinham procedimentos marcados, 3.281 não compareceram. Do montante de ausências em exames, 2.574 ocorreram na rede pública de Saúde, sendo 1.151 em ESF’s e UBS’s, 809 no AME, 614 no Hospital Regional e 707 em estabelecimentos privados conveniados.

O secretário de Saúde, Gustavo Boher, lamentou o alto índice de absenteísmo registrado no primeiro quadrimestre. “Não ir à consulta médica ou ao exame gera diversos problemas como aumento da espera e, consequentemente, as reclamações pela demora do serviço”.

Em nota publicada em seu site oficial nesta terça-feira, a Prefeitura solicita aos moradores que por algum motivo necessitem faltar aos procedimentos agendados que comuniquem o fato com antecedência, preferencialmente dois dias antes, à equipe da unidade de Saúde, que terá tempo hábil para convocar o próximo paciente da lista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *