Apesar de pandemia, Região tem aumento de abertura de empresas
Saldo de criação de empreendimentos atinge quase 1,4 mil; RMVale acompanha recuperação nacional
Lucas Barbosa
RMVale
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Estado revelou no último dia 4 que a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) registrou nos primeiros dez meses do ano um saldo positivo na criação de empresas. Para a atual gestão estadual, o resultado pode ter sido impulsionado pelo aumento de moradores que perderam seus empregos e decidiram empreender.
De acordo com dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), ligada à secretaria de Fazenda do Estado, entre janeiro e setembro foram abertas 3.169 empresas na região. Comparado ao número de estabelecimentos fechados, que foi de 1.775, a RMVale obteve um saldo favorável de 1.394 empreendimentos criados.
Apesar de não detalhar os dados registrados em cada uma das 39 cidades da região, o levantamento apontou que enquanto a média mensal de criação de empresas foi de 316, a de encerramento atingiu 177, gerando um saldo positivo de 139.
Segundo as estatísticas da Jucesp, julho foi o mês em que ocorreu o maior número de abertura de empreendimentos, chegando a 477 casos. Os demais três meses que tiveram os melhores resultados foram agosto (408), outubro (406) e setembro (404).
Brasil – Os dados favoráveis do último quadrimestre regional acompanham o ritmo nacional, já que de acordo com um boletim do Ministério da Economia, o país registrou entre julho e outubro um crescimento de 6% na criação de novos negócios em comparação aos primeiros quatro meses do ano, saltando de 1.114.233 para 1.047.379.