Roseira amplia segurança com instalação de câmeras inteligentes

Cidade já conta com uma central de monitoramento e espera por novos equipamentos de segurança que atuarão integrados ao sistema

Uma das câmeras instaladas na cidade; Prefeitura prevê a instalação de trinta dispositivos (Foto: Reprodução)

Raphaela Dias
Roseira

A Prefeitura de Roseira está investindo em segurança com o apoio da tecnologia. Desde outubro, o Município iniciou uma fase de teste com a instalação de “câmeras inteligentes”, posicionadas nas principais vias de entrada e saída. Em breve, novos pontos também deverão ser contemplados.

Câmeras inteligentes são dispositivos de vigilância que vão além da gravação de vídeo. Os aparelhos são capazes de processar dados em tempo real e tomar ações com base nessas informações. A Prefeitura prevê a instalação de trinta câmeras, sendo oito já foram implementadas.

Com um investimento aproximado de R$ 50 mil, o Município priorizou vias de maior movimento, além de ruas e avenidas com alta circulação de pedestres e veículos, para a instalação dos equipamentos. Futuramente, também está prevista a implementação de câmeras de reconhecimento facial.

Uma central de monitoramento já foi adquirida e ficará, inicialmente na Prefeitura. Em entrevista à Rádio Pop, no último dia 5, o prefeito Fernando Siqueira (PL) afirmou que, após a fase de teste, será feita a adequação da central em uma sala própria. As câmeras instaladas devem ser integradas a esse painel, formando o COI (Centro de Operações Integradas).

O COI é uma central que reúne informações de vários locais específicos, como empresas, residências e áreas públicas, em uma única sala. É utilizada tecnologia avançada, como sistemas de controle, automação, inteligência artificial e análise de dados em tempo real. O intuito é centralizar o monitoramento e facilitar a supervisão dos ambientes por equipes.

“O objetivo vai além da simples vigilância. Esses dispositivos avançados são projetados para melhorar a segurança, a eficiência operacional e fornecer insights em tempo real por meio de funcionalidades baseadas em inteligência artificial e análise de dados”, afirmou o chefe do Executivo.

Todo o sistema deve estar completamente instalado e operacional até o primeiro trimestre do ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *