Saúde faz busca ativa para reduzir absenteísmo em Potim

Fachada da Unidade Básica de Saúde de Potim; faltas prejudicam atendimento (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Potim

Faltas na rede municipal prejudicam atendimento e bloqueiam filas para consultas e exames

O crescimento do absenteísmo (não comparecimento) às consultas e exames médicos na rede municipal de Potim têm preocupado a secretaria de Saúde. A falta dos pacientes inclui exames fora da cidade, como no caso do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Lorena, que recebe a demanda regional de alta complexidade.

Segundo o secretário de Saúde, Leandro Marcondes, um exemplo da situação preocupante com os índices de falta nos exames está na neurologia, que chega a 85%. “Esses dados são referentes a maio desse ano. Nós tivemos taxas de absenteísmo em todas as referências fora e dentro do município”.

Em levantamento sobre o atendimento municipal, o Programa Médico de Família registrou mais de sessenta marcações com falta nas ESF’s (Estratégia de Saúde da Família) nos bairros. “Tais faltas causam queda nos indicadores junto ao Estado, que está diretamente ligado as cotas de vagas mensais disponibilizadas no sistema estadual”.

O secretário lembrou ainda que o absenteísmo faz com que os pacientes tenham que aguardar ainda mais para ter o atendimento. “Também causa sobrecarga na rede municipal pois muitos dos faltantes em algum momento retornam à fila para tentar novamente a vaga com o especialista. Com a alta das faltas, nossas vagas mensais das cotas diminuem, o que aumenta o tempo de espera na fila”.

Para tentar reduzir as faltas, a secretaria de Saúde colocou em prática um trabalho de busca ativa com ação de agentes comunitários de Saúde. O objetivo será acompanhar os moradores para comparecimento às consultas e quando houver desistência comunicar com tempo hábil para o encaixe de outra pessoa da fila. “Devemos iniciar também campanhas de conscientização por parte da população sobre a importância do comparecimento nas consultas ou informar de imediato a desistência”, destacou Marcondes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *