Potim cria Estrada Cênica Vale da Fé para incentivar turismo

Via, que faz divisa com Pindamonhangaba e Guaratinguetá, tem 18 quilômetros e recebe dez mil romeiros por ano

Estrada do Soares e a Matriz Senhor Bom Jesus, em Potim (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Potim

A Câmara de Potim aprovou, no último dia 3, o projeto do Executivo que institui a Estrada Cênica Vale da Fé, conhecida como Estrada do Soares, que passa a ser considerada área especial de interesse turístico. A via, que faz divisa com Pindamonhangaba e Guaratinguetá, tem 18 quilômetros de extensão.

As estradas cênicas são vias que passam por paisagens naturais como montanhas, praias e florestas, projetadas para oferecer experiência a quem passa por ela.

O secretário de Turismo de Potim, Alex Cardoso, revelou que com a criação da Estrada Cênica Vale da Fé será possível mapear os serviços e os pontos turísticos existentes no itinerário, como monumentos históricos, atrativos naturais, hospedagens, locais para alimentação e hidratação.

“Nesse trecho de 18 quilômetros, temos paisagens lindas, com vistas para as serras do Mar e da Mantiqueira. É uma área rural com plantações de cereais e criação de gado. Temos instaladas ao longo do caminho alguns pontos de apoio feitos por voluntários”.

A estrada é passagem constante de peregrinos rumo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. “Nós temos a estimativa de que 120 mil romeiros devem passar pelo caminho durante esse ano. Em 2023 foram 100 mil”, explicou Cardoso.

O secretário acredita que com a estrada cênica será possível investir turisticamente naquela região, incentivando que os turistas fiquem mais tempo em Potim. “que se hospedem na cidade, façam suas refeições e tenham pontos de apoio, com bancos, água e placas indicativas”, destacou.

A partir da criação do atrativo turístico, a Prefeitura pode pleitear verbas do Estado e da União para investimento. A ideia é buscar apoio da iniciativa privada para melhorias no caminho, com um levantamento dos pontos de apoio existentes para, num segundo momento, estruturar um projeto para definir pontos a cada 2 ou 3 quilômetros ao longo da estrada.

Potim é conhecida como a terra do artesanato e com a Estrada Cênica – Vale da Fé, a Prefeitura espera impulsionar o crescimento no número de artesãos que mostrem seus trabalhos ao longo do caminho turístico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *