Com apoio de Isael, Piorino é o novo prefeito de Pinda

Vice por oito anos, candidato do PL confirma favoritismo de parceria e mantém grupo no poder

Piorino e apoiadores em movimentação dutante campanha; Pinda define os próximos governantes (Foto: Reprodução)

Da Redação
Pindamonhangaba

Em sua primeira disputa à prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino (PL) foi eleito no fim da tarde deste domingo (6) após conquistar 35.734 votos. Apoiado na campanha pelo atual chefe do Executivo, Isael Domingues (PL), o advogado terá como vice o ex-vereador Rafael Goffi (PL).

Desbancando seus três concorrentes, o atual vice-prefeito venceu o pleito com 44,65% dos votos, índice 10,7% superior ao obtido pelo segundo candidato mais votado, Paulo Sérgio Torino (PSD), escolhido por 27.122 eleitores. A terceira posição ficou com Herivelto Vela (PT), que recebeu o apoio de 14.241 moradores, correspondendo a 17,8%. Já o último colocado da disputa, foi Giovanni Nicoletti (Novo), que obteve 2.929 votos, atingindo apenas 3,66% do eleitorado.

Ao longo da campanha eleitoral, Piorino teve em seu palanque a constante companhia de Isael, Goffi e de outras lideranças locais. Durante o período, os principais embates entre sua coligação “Pinda Pra Frente” ocorreram com a coligação “Gestão com Respeito e Transparência”, que buscava eleger Torino. Em um dos casos, a Justiça Eleitoral ordenou no fim de agosto que aliados de Torino apagassem da internet um vídeo que apresentava diversos ataques aos políticos rivais.

O “clima quente” se manteve em debates, como no promovido pela Rede Vanguarda no último dia 28. Na ocasião, Piorino, Torino e Vela utilizaram a maior parte dos quatro blocos do evento para trocarem acusações e criticarem os grupos políticos adversários, fato que fez com que a apresentação de propostas ficasse apenas em segundo plano.

Perfil – Formado em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), Piorino, que tem 56 anos, acumula em sua bagagem política três mandatos como vereador de Pindamonhangaba, cargo que ocupou entre 2005 e 2017. Presidente da Câmara por duas vezes, o advogado “migrou” do Legislativo para o Executivo em 2017 após ser eleito vice-prefeito de Isael nas Eleições de 2016. Reeleita no pleito seguinte, a dupla seguirá na função até o fim deste ano.

Vereadores – Estarão na Câmara de Pinda para os próximos quatro anos: Norbertinho (PP) 3.681, Gari Abençoado (Republicanos) 2.709, Ana Paula Goffi (União Brasil) 2.461, Rogério Ramos (Podemos) 2.290, Pastor Marco Mayor (PL) 2.205, Renato Cebola (União Brasil) 2.132, Magrão (PSD) 2.013, Professor Felipe Guimarães (Podemos) 1.994, Professor Everton (Republicanos) 1.913, Locutor Gilson Nagrim (PL) 1.894 e Felipinho Cesar (PL) 1.715.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *