Pindamonhangaba lança aplicativo e atividades contra a discriminação racial

Ações especiais em comemoração ao “Dia da Consciência Negra” têm programação até o início de dezembro

Lançamento do aplicativo no evento em Pinda; ação tem foco na conscientização racial da população (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba lançou nesta sexta-feira, (18) a ação “Raízes – Promoção e Valorização da Consciência Negra”. O projeto, quer conta ainda com o lançamento do aplicativo “Racismo Não”, terá atividades ate o próximo dia 2.

A abertura ocorreu no auditório da Prefeitura, com explicação sobre a iniciativa e a importância de realizar projetos de promoção da consciência negra, além de apresentação musical, declamação de poesia, exibição de vídeo referente a preconceito racial e assinatura de parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O evento também foi marcado pelo lançamento do aplicativo “Racismo Não”, uma iniciativa da pasta responsável da secretaria de Tecnologia que viabilizará as denúncias online aos órgãos competentes.

O lançamento também contou com a presença de alunos da rede estadual de ensino. Para eles, a discussão destes temas é importante, pois permite a desconstrução de preconceitos enraizados na sociedade.

O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, afirmou que o racismo deve ser combatido diariamente, não somente no Dia da Consciência Negra. Sobre a integração das atividades com a rede estadual, Salgado afirmou que cada vez mais tem buscado parcerias para debater os assuntos em diferentes frentes.

O evento contou ainda com a distribuição de uma cartilha antirracista para os alunos da rede pública de Pindamonhangaba.  A proposta é de extinguir palavras discriminatórias do vocabulário.

A programação de “Raízes, Promoção e Valorização da Consciência Negra” conta ainda com palestras, espetáculos, batalha de MCs e show com o cantor Salgadinho que deve ocorrer no dia 26, às 20h, na praça Sete de Setembro. Mais detalhes sobre as datas e atividades podem ser conferidas no site oficial da Prefeitura, o Pindamonhangaba.sp.gov.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?