Pinda planeja construir Pronto Socorro Infantil no antigo prédio do INSS

Prefeitura firma acordo com Governo Federal para uso de imóvel; expectativa é de que unidade atenda até 4.500 crianças por mês 

Projeto do Pronto Socorro Infantil, que será construído na região central da cidade (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Oliveira
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba anuncia nesta terça-feira (8) que construirá um Pronto Socorro Infantil na região central da cidade. O equipamento público será implantado em um prédio que antigamente abrigava o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O anúncio oficial sobre a melhoria ocorreu 11 dias após o prefeito Isael Domingues (PL) sancionar o projeto de lei que autorizou o Município a realizar uma permuta de imóveis com o Governo Federal. Aprovada pela Câmara no último dia 23, a proposta do Executivo estabeleceu que em troca do recebimento do antigo prédio do INSS, que fica em um terreno de 13.500 m² entre as ruas Galega e Doutor Gustavo de Godoy, a Prefeitura construirá um imóvel de 960 m² em uma área municipal na rua Japão, que fica no anel viário, que será cedido para o funcionamento do INSS. Atualmente, os moradores que necessitam de atendimento do órgão federal precisam se deslocar até a unidade de Taubaté. O acordo para a permuta entre o Município e a União foi celebrado no fim do primeiro semestre após pouco mais de dois anos de tratativas.

Segundo a Prefeitura, a expectativa é de que a construção do novo Pronto Socorro Infantil garanta uma melhor estrutura para o trabalho da equipe médica e para o atendimento às crianças, já que atualmente o equipamento público funciona de forma conjunta com o Pronto Socorro Adulto, que fica na região central da cidade. De acordo com Isael, que é médico, a tendência é de que o funcionamento do espaço próprio gere um aumento de cerca de 50% na média de atendimento mensal da unidade, que atualmente é de três mil crianças, atingindo 4,5 mil pacientes.     

Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a Prefeitura informou que as previsões de investimento e dos prazos de início e término da obra serão divulgadas em breve. Segundo o Executivo, será iniciado nas próximas semanas o processo de captação de recursos para a reforma do antigo prédio do INSS, que será reestruturado para abrigar as alas médicas, consultórios e demais espaços necessários para o atendimento aos pacientes. Além dos serviços de urgência e emergência, a unidade deverá contar com atendimento ambulatorial e Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *