Pinda discute integração do saneamento rural com municípios da RMVale
Ação realizada por meio do Puris-VP que irá discutir saneamento em áreas rurais de 39 cidades; programa realizado com apoio de fundo estadual
Bruna Silva
Pindamonhangaba
Abrindo a semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Pindamonhangaba discutiu, na última quarta-feira (1), o Puris-VP (Programa de Universalização Rural e Integração do Saneamento do Vale do Paraíba). Ação tem como objetivo garantir a compreensão de que os serviços de saneamento estão diretamente ligados à qualidade de vida e à proteção dos ambientes rurais.
A iniciativa dialoga com o trabalho que o Município tem desenvolvido na área nos últimos anos. O programa que está sendo criado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos visa construir um diagnóstico e plano de saneamento rural para os 39 municípios que compõem a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul, no trecho do Estado de São Paulo.
Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, esse é o primeiro passo para a discussão dos investimentos necessários para o saneamento na área rural. Ao longo da oficina, foram discutidos temas como água, esgoto e sistema de drenagem.
Uma das formas de levantamento de dados é a análise de banco de informações, realização de oficinas participativas e visitas a campo. Por meio das atividades, será possível ouvir os moradores sobre suas visões a respeito do saneamento de suas comunidades.
Para a coordenadora técnico-científico do programa, Karla Pereira, as discussões com a comunidade são imprescindíveis para garantir que o investimento adequado chegue até as comunidades rurais e isoladas do Vale do Paraíba.
As oficinas participativas vão ocorrer entre junho e setembro. A as visitas técnicas vão ocorrer entre novembro de 2022 e março de 2023. O calendário completo está disponível no site purisvp.com.br.