Contra dengue, Pinda inicia distribuição de repelentes em escolas

Medida beneficia cerca de 14,5 mil crianças e adolescentes; número de casos da doença na cidade chega a quase 12 mil

Entrega dos repelentes para aplicação, que será feita de acordo com a organização de cada escola (Foto: Divulgação PMP)

Lucas Oliveira
Pindamonhangaba

Com um investimento de cerca de R$ 100 mil, a Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou nesta semana a distribuição de repelentes nas escolas e creches municipais. A iniciativa busca evitar que quase 14,5 mil crianças e adolescentes sejam picados pelo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Contando com as presenças do prefeito Isael Domingues (PL), do vice-prefeito Ricardo Piorino e da secretária de Educação, Luciana Ferreira, os primeiros frascos de repelentes foram entregues na manhã da última quarta-feira (8), na escola municipal Professor Jairo Monteiro, no bairro Vila Rica.

“A aplicação do repelente será feita mediante a organização de cada unidade escolar. As escolas recebem o repelente, que serão aplicados nos alunos pelas nossas profissionais, pelos pais dos estudantes e pelos próprios alunos, a depender da idade de cada um. O ato vai beneficiar todos os matriculados, desde que tenham idade superior a seis meses”, explicou a secretária de Educação.

Luciana informou ainda que o procedimento preventivo não será obrigatório aos estudantes, ficando à cargo dos pais ou responsáveis autorizarem sua realização. “Os pais que não quiserem que os filhos recebam o repelente na escola basta informar a direção da unidade. Já enviamos comunicado a respeito na caderneta dos estudantes. Isso acontece em casos específicos, como o de crianças que possam ter alergia aos compostos do produto, ou estejam com algum outro creme ou produto para tratamento na pele ou os pais queiram utilizar o próprio repelente”.

A expectativa é de que a distribuição dos cinco mil frascos de repelentes seja concluída na próxima semana. O produto será aplicado nos momentos da entrada e saída dos alunos das escolas e creches.

O prefeito ressaltou a importância da ação inédita. “Esta é a primeira vez que a Prefeitura adquire repelentes para os estudantes. Já fomos pioneiros na entrega de uniformes, lousas digitais, chromebooks para alunos, dentre outros benefícios, e agora repelentes, que se trata de uma ação emergencial pela questão da dengue. Isso reforça nosso compromisso com a educação, com nossas crianças, e de buscarmos soluções modernas, humanas e inteligentes”.

Segundo o mais recente boletim divulgado pela secretaria de Saúde, Pinda registra a preocupante marca de 11.821 casos de dengue e 13 mortes em decorrência da doença. Além do distrito de Moreira César, os pontos com maior incidência de casos de contaminação são os bairros Araretama, Ipê, Liberdade, Liberdade, Mantiqueira, Vila Rica e Vila São Benedito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *