Araretama reativa base e passa a ser da GCM após período fechada

Anteriormente, o prédio pertencia à Policia Militar; novo esquema promete trazer segurança ao bairro

Viaturas da GCM em base reativada no Araretama; prédio havia sido desativado pelo Estado (Foto: Divulgação PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba 

Como meio de promover a segurança no município, a secretaria de Segurança Pública de Pindamonhangaba reativou, nesta quinta-feira (9), a base comunitária da GCM (Guarda Civil Metropolitana) do bairro Araretama. Há cerca de um ano, o prédio que recebia policiais militares foi desativado, a pedido do Governo do Estado.

Neste novo sistema de segurança, os guardas civis poderão colaborar com ações de garantia de bem estar social. A intenção é aproximar a comunidade local à remodelação da GCM. Conforme a Prefeitura, a presença dos agentes no bairro promoverá a melhor sensação de segurança e trabalho, uma vez que as atividades estarão integradas com a Polícia Militar, por meio do programa Atividade Delegada.

Recentemente, os guardas passaram por treinamentos e capacitações para receberem armamento; os equipamentos já chegaram para o uso. Além de proteger o patrimônio municipal, os funcionários passaram exercer ações de proteção ao cidadão, podendo ainda dar voz de prisão em situação de flagrante delito.

O secretário de Segurança Pública, José Sodário, destacou que houve pedidos para o Governo do Estado reativar a base da PM, que fica na avenida Nicanor Ramos Nogueira, no Araretama, mas foram negados. Com a negativa, o prefeito Isael Domingues (PL) solicitou o suporte da GCM no local.

A administradora Renata Oliveira, 24 anos, mora no bairro e comemorou a implantação da base. “A reativação da base no bairro será muito positiva, pois ela ‘intimida’ as pequenas infrações, trazendo mais segurança para os moradores”, comentou.

Para o Prefeito, a ação mostra o avanço do investimento na segurança do município, com maior estrutura da Guarda. “Nossa gestão está dando todo o suporte para a GCM, que hoje tem uma nova atuação. Deixou de ser uma guarda patrimonial e passou a exercer uma função mais ativa e dinâmica, protagonizando nas ruas com os nossos valorosos policias militares, todos unidos com um só objetivo: deixar Pinda mais segura”, exaltou Isael Domingues.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *