Saúde ajusta atendimento e reforça mutirão depois de pedido de UBS aos finais de semana, em Lorena

Moção na Câmara indica alta demanda no Pronto Socorro para disponibilização de unidade, mas secretaria garante que não há necessidade

Pacientes aguardam atendimento em ESF; secretaria mantém mutirão, mas sem UBS’s aos finais de semana (Foto: Reprodução PML)

Andréa Moroni
Lorena

Uma moção apresentada pelo vereador Anderson Aparecido Pinto, o Careca da Locadora (Progressista), levou à Prefeitura de Lorena o pedido para a realização de estudos de viabilidade para manter uma UBS (Unidade Básica de Saúde) aberta nos finais de semana. O foco da medida seria desafogar os atendimentos do Pronto Socorro da Santa Casa.

Careca explicou que tem recebido relatos de moradores sobre as dificuldades e a demora nos atendimentos no Pronto Socorro aos fins de semana, devido ao fechamento das unidades de saúde. “Tivemos recentemente o feriado de Corpos Christi. As Unidades de Saúde ficaram fechadas, sobrecarregando o Pronto Socorro”.

Essa não foi a primeira moção com a proposta. Em 2022, o próprio vereador solicitou a abertura de uma Unidade Básica de Saúde nos finais de semana e feriados. “Como não tivemos respostas a este pedido, encaminhamos um novo na última sessão”.

Apesar dos pedidos apresentados, a secretária de Saúde, Denise Bueno revelou que, de acordo com a análise realizada pela coordenação da pasta, a demanda é muito baixa, com poucos atendimentos aos sábados e domingo. “Lembramos que aos finais de semana e feriados são realizados atendimentos de urgência e emergência. Para isso, temos o convênio com o Pronto Socorro, justamente para esse tipo de atendimento emergencial”.

A secretária ressaltou que as UBS’s e ESF’s têm como foco o atendimento ambulatorial, que pode ser agendado. “É importante destacar que as unidades possuem uma equipe que realiza os atendimentos durante a semana. Já o trabalho nos finais de semana seria hora extra e a abertura iria aumentar essas horas e não são todos os profissionais que possuem disponibilidade nos finais de semana”.

Mutirão – A secretaria de Saúde está realizando mutirões em parceria com a Santa Casa para atendimentos dos moradores com consultas e exames atrasados.

O trabalho teve início no dia 25 de maio, seguindo nos dias 8 e 9 de junho. Mesmo com o mutirão, a secretaria registrou a falta dos pacientes que estavam agendados para consultas e exames. No dia 25 de maio, a pasta liberou trinta vagas de cardiologia, com 22 atendimentos e oito ausências registradas. Em oftalmologia foram cem vagas, com setenta atendimentos e trinta faltas. Na mamografia eram trinta vagas, com 19 presentes e 11 ausentes. “Outro aspecto muito importante que precisa ser destacado é o alto índice de absenteísmo dos pacientes. Hoje, esse número chega a 40%. Tudo isso realmente acaba impactando no atendimento”.

Sobre as reclamações quando à demora de atendimento nas unidades de saúde e a constante falta de profissionais, Denise frisou que um dos motivos são as faltas, afastamentos por problemas de saúde e as solicitações de faltas abonadas. “Fazemos o possível para que essas abonadas sejam avisadas com antecedência para conseguirmos ajustar a agenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *