Peça sobre República Democrática Alemã é atração em Lorena
Da Redação
Lorena
Uma parceria entre a Prefeitura e o Circuito Cultural Paulista leva a Lorena a peça “A Estrada de Wolokolamsk”, nesta sexta-feira (19). O espetáculo é gratuito, no Teatro São Joaquim, às 19h, com classificação indicativa de 14 anos.
A peça foi escrita em 1987 pelo dramaturgo alemão Heiner Müller. O espetáculo aborda fatos durante a RDA (República Democrática Alemã) e é dividido em cinco quadros, cada um referente a um período dessa história.
Com tradução de Fernando Peixoto e direção de Esther Góes e Ariel Borghi, a história é ambientada em uma unidade militar russa solitária. Os dois primeiros quadros, “Abertura Russa” e “Floresta Perto de Moscou”, mostram soldados que se preparam para enfrentar tropas nazistas, mais equipadas do que a tropa das personagens principais.
O terceiro quadro, “O Duelo”, enfoca os acontecimentos de 17 de junho de 1953, quando os alemães da RDA, já em regime socialista, tentam se revoltar contra o totalitarismo soviético.
Já “Centauros”, o quarto quadro do espetáculo, acompanha a decadência real e simbólica do regime, asfixiado pela burocracia. O último trecho, “O Enjeitado”, trata da ruptura entre as gerações nas camadas dirigentes da RDA, fato que foi o estímulo para a implosão do sistema.
Os interessados devem comparecer com antecedência ao teatro para adquirir o ingresso. O teatro fica na rua Dom Bosco, no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), no Centro.