Lorena avança em processo de revitalização do sistema de iluminação pública
Lorena
A partir de uma determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em 2015 os municípios assumiram os gastos da manutenção do sistema de iluminação pública, que anteriormente ficavam a cargo das distribuidoras de energia. Na época, o órgão informou que a mudança atendia a Constituição Federal.
Desde então, Lorena investiu mais de R$ 5 milhões na contratação de empresas especializadas na modernização e manutenção do serviço. Além de substituir as lâmpadas de mercúrio pelas de vapor de sódio, mais potentes e ao mesmo tempo econômicas, foram instalados novos postes e braços de luz em diversos bairros.
Na última semana, foi a vez da empresa RT Energia e Serviços Ltda avançar na revitalização dos pontos de luz nos bairros Cidade Industrial, Cecap, Vila dos Comerciários I, Nova Lorena, Cabelinha, Santa Edwiges, Novo Horizonte, Vila Geny e Vila Nunes.
Além de ressaltar que grande parte do investimento é fruto da arrecadação da CIP (Contribuição de Iluminação Pública), o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Marcos Anjos, explicou quais serão os próximos passos da ação. “O nosso objetivo é revitalizar 100% dos pontos de luz até o fim de 2018. Já temos entre 60% e 70% do serviço executado e em breve investiremos mais quase R$ 800 mil para concluirmos esta iniciativa que atende uma antiga reivindicação da população, contribuindo para uma maior segurança pública”.
Na manhã da última terça-feira, foi a vez dos moradores do Vila dos Comerciários 1 presenciarem a realização dos serviços de substituição dos pontos de luz. A melhoria foi vista como um alívio para a dona de casa, Márcia Benedita Ramos, 62 anos. “As lâmpadas que tinham aqui eram muito fracas e algumas ficavam desligando na madrugada.
Fico mais tranquila em saber que o bairro vai ficar mais iluminado, isso ajudará a afastar os bandidos. Outra coisa que vai ser boa é que os motoristas vão conseguir enxergar melhor, evitando acidentes como vários que já aconteceram na entrada do bairro”.