Lorena anuncia data para inaugurar centro de educação especial

Prefeitura avança em obra da sede do CRE; unidade oferece apoio educacional a mais de cem crianças e adolescentes

Fachada da nova sede do CRE (Centro de Recursos Especiais; expectativa é de ampliação nos atendimentos (Foto: Divulgação PML)

Lucas Oliveira
Lorena

A Prefeitura de Lorena revelou na manhã desta quarta-feira (16) que pretende inaugurar até o fim de novembro a nova sede do CRE (Centro de Recursos Especiais), responsável por atender crianças e adolescentes com necessidades educacionais específicas. A expectativa municipal é de que a criação do novo espaço possibilite ao equipamento público dobrar sua capacidade de atendimento.

Em nota oficial, o Executivo informou o avanço da obra de adequação do imóvel que em breve abrigará o CRE. Localizado na rua Delfim Bitencourt, no bairro Olaria, o prédio, que está em reforma desde 4 de julho do ano passado, atualmente recebe serviços de acabamento. Adequado através de um investimento municipal de R$ 1,7 milhão, o espaço passou a contar com salas de aula, rampas de acesso, corrimões e cobertura em sua parte externa.

Funcionando de forma provisória no Ciejap (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos e Profissional) Milton Ballerini, o CRE atende 103 crianças e adolescentes que necessitam de atendimento educacional especial, seja por motivo de deficiência, dificuldade de aprendizado ou até mesmo superdotação. “Vinculado à secretaria de Educação, o CRE atende 25 alunos de Educação Especial Exclusiva e 78 alunos matriculados no AEE (Atendimento Educacional Especializado). O serviço tem como foco questões educacionais, não sendo realizado atendimentos clínicos. A unidade possui professores auxiliares mediadores de aprendizagem, que dão suporte aos professores de classes regulares de ensino”, explicou a secretária de Educação de Lorena, Sônia Aquino.

De acordo com a Prefeitura, a mudança de endereço do equipamento público possibilitará que ele passe a receber até duzentos estudantes, que receberão o atendimento pedagógico necessário e também o apoio de psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *