Eleitores têm último dia para regularizar situação junto ao TSE

Cartório da região registram filas para atendimento que se encerra nesta quarta-feira; horário segue ampliado

Atendimento no cartório de Lorena; cartórios estão atendendo em horário ampliado, das 9h às 17h (Foto: Andréa Moroni)

Andréa Moroni
Lorena

Termina nesta quarta-feira (8) o prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor para as eleições municipais de outubro deste ano. Os cartórios estão atendendo em horário ampliado, das 9h às 17h, por ordem de chegada, respeitadas as prioridades da fila.

O cartório eleitoral de Lorena, que também responde por Canas e Piquete, recebe um número cada vez maior de pessoas nos últimos dias. “A fila não está muito grande, mas o sistema fica lento, então as pessoas precisam ter paciência e esperar o atendimento”, explicou a chefe do cartório Priscila Gonçalves.

Até a manhã desta terça-feira (7), o cartório tinha atendido 93 eleitores para novos títulos, transferências e regularizações. “Quem já completou 18 anos e ainda não tirou o título precisa fazer isso até quarta-feira. Pessoas que se mudaram para Lorena, Canas ou Piquete e precisam transferir o título, têm até amanhã (quarta) também. Quem mudou de bairro e quer votar mais perto de casa precisa fazer a mudança de local”, destacou Priscila.

Em todo o estado, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) realizou mutirões nos últimos dias. Somente no final de semana, cerca de cinquenta mil pessoas procuraram os cartórios. Do total de atendimentos no sábado e domingo, foram 16.361 pedidos de emissões de primeiro título, 21.533 transferências de domicílio eleitoral e 16.629 revisões de dados. A maior parte do público (49.098 pessoas) deu preferência ao atendimento presencial.

Em meio à fila de espera no número 349 da avenida Peixoto de Castro, onde funciona o cartório de Lorena, dificuldades de adaptação ao serviço que vão além da idade. Moradora da Vila Brito, em Lorena, Ana Júlia completou 18 anos e quer votar pela primeira vez. “Eu tive que deixar para os últimos dias porque o cartório não estava atendendo o dia todo, então eu não tinha como vir. Estou aproveitando o plantão”.

Já Aneilton Pedro (45) ficou 28 anos sem votar e decidiu regularizar sua situação para votar em outubro. “Eu decidi regularizar meu título porque quero exercer a minha cidadania e votar na eleição municipal”.

Quem procurar o atendimento nesta quarta-feira deve apresentar documentos de identificação com foto e um comprovante de residência recente. O certificado de quitação do serviço militar também é exigido de pessoas do gênero masculino que nasceram em 2005.

A Justiça Eleitoral frisou que o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos e os maiores de 70. O primeiro turno das eleições municipais deste ano será realizado no dia 6 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *