Depois de novo assalto, Eco Valle Shopping promete mudanças no sistema de segurança
Alvo de bandidos pela segunda vez em oito meses; local conta com câmeras e vigilantes
Lucas Barbosa
Lorena
Duas vezes alvo de assaltantes no ano, o Eco Valle Shopping de Lorena revelou, na última quinta-feira, que realizará mudanças em seu sistema de segurança. A ação busca evitar novos crimes, como o registrado no último dia 22, quando uma quadrilha invadiu uma joalheira.
Inaugurado no fim de 2015, o Eco Valle Shopping, que recebeu investimento de cerca de R$ 80 milhões, é considerado um avanço para os setores econômico e turístico de Lorena. Além de tornar-se a principal opção de lazer do município, o empreendimento acabou reduzindo a hegemonia do comércio da região central.
Como efeito colateral à instalação do empreendimento, que conta com 116 pontos comerciais, criminosos passaram a enxergar o local como um alvo.
Em 23 de janeiro deste ano, três homens armados invadiram a joalheria Gold Finger e levaram relógios, óculos e joias. O crime foi gravado pelas câmeras de segurança da loja, mas até hoje nenhum dos bandidos foram presos.
Já na última semana, a mesma joalheria foi novamente assaltada. De acordo com a Polícia Civil, quatro homens e uma mulher renderam as funcionárias e fugiram levando diversos produtos. Na fuga, eles abandonaram um carro na rotatória de entrada do bairro Santa Lucrécia, onde outro veículo os aguardava. As policias Civil e Militar realizaram buscas na região, mas não conseguiram localizar a quadrilha.
O novo caso acabou ganhando repercussão pelo município, acendendo um debate sobre a necessidade do centro comercial e as forças de segurança promoverem ações que garantam mais tranquilidade aos funcionários e frequentadores do shopping.
De acordo com a gerência do Eco Valle Shopping, em breve serão realizadas mudanças pontuais no esquema de segurança do local, que já conta com vigilantes e câmeras espalhadas pelos corredores. O centro comercial preferiu não revelar quais serão as medidas, buscando evitar que os bandidos tenham acesso às informações.
Em nota oficial, a Polícia Militar informou que mantém um preventivo nas áreas comerciais de Lorena, como no Centro e no entorno do Eco Vale Shopping, por serem áreas de interesse da Segurança Pública. A corporação revelou ainda que não tem registrado um aumento de furtos e roubos à estabelecimentos comerciais do município.
A gerência da joalheira Gold Finger preferiu não se manifestar sobre o caso.